NOTÍCIAS

Estudantes chegam ao Pará e recebem o carinho da família

7 de agosto de 2015

Os estudantes do programa educacional “Bola pra Frente, Educação pra Gente” concluíram a jornada de mais de 24 horas de viagem ao desembarcarem na madrugada desta terça-feira, 04, no Aeroporto Internacional de

Os estudantes do programa educacional “Bola pra Frente, Educação pra Gente” concluíram a jornada de mais de 24 horas de viagem ao desembarcarem na madrugada desta terça-feira, 04, no Aeroporto Internacional de Belém. Eles retornaram da experiência de conhecer a capital norueguesa, Oslo, com uma bagagem educacional, cultural, esportiva e turística. Os jovens partiram para Barcarena, onde eram aguardados pelos familiares para um café da manhã especial, na refinaria de alumina, Hydro Alunorte.

rn

O estudante Antônio Eduardo Pereira, volante do Alunorte Rain Forest (ARF), time de futebol do programa educacional, foi recebido pela mãe, Sônia do Socorro, com abraços apertados, lágrimas e um sorriso que não tinha tamanho. “Eu estava com muita saudade. Pela primeira vez o meu filho foi para tão longe de mim. Eu fiquei feliz por essa grande experiência que ele viveu, mas senti muita falta dele”, confessou a dona de casa. Eduardo diz que a viagem lhe proporcionou muitos aprendizados e que se sente orgulhoso de ter ido representar o Pará na Copa da Noruega, um dos maiores campeonatos de futebol infantojuvenis do mundo.

rn

O ARF se classificou para a segunda fase da Copa em primeiro lugar, mas foi eliminado no primeiro jogo eliminatório. Na avaliação do artilheiro do time, o atacante Wagner Gomes, com três gols, a eliminação se torna um ponto secundário frente às demais experiências proporcionadas pela viagem. “Cada momento vai ficar gravado na minha memória. Hoje eu sou outra pessoa graças ao programa e a essa viagem”, avaliou.

rn

A analista de comunicação da Hydro Alunorte Kátia Aguiar, que acompanhou os estudantes na viagem, consegue ver as marcas da experiência na vida dos 19 jovens. “Eu vi vocês entrarem de um jeito por aquela porta do embarque e hoje eu vejo vocês saírem de outro jeito por esta”, disse aos estudantes no aeroporto. “O nosso objetivo foi alcançado. Esperamos estar devolvendo cidadãos melhores para Barcarena. Que vocês possam trazer para o município de vocês tudo o que vocês aprenderam lá. E não esqueçam: a gente foi lá fora, mas tem os pés aqui”, destacou a analista Ellen Macedo, que também fez parte da delegação.

rn

A Aluna Destaque do programa, Jéssica de Alencar, garante que vai sentir saudades, mas já pensa na pesquisa que tem que conduzir juntamente com os colegas do time. “A viagem foi maravilhosa. Nós vivemos momentos inesquecíveis. Se todo jovem vivesse uma experiência como essa, o mundo seria bem melhor. Agora tenho que me empenhar na minha pesquisa educacional, pois esse é mais um requisito que o programa me pede, e, durante esse período de produção, vou lembrar com carinho de cada dia vivido naquele país”, avaliou.

rn

Programa

rn

A viagem é uma das etapas do Bola pra Frente, Educação pra Gente. Os estudantes têm de apresentar até o dia 22 agosto uma redação com o resultado da pesquisa educacional comparativa da realidade em Oslo e em Barcarena. A pesquisa consiste em entrevista com estudantes noruegueses e barcarenenses. Além disso, neste mês serão iniciadas nas escolas barcarenenses que fazem parte do programa as atividades do Rally do Conhecimento, um conjunto de ações educacionais que contribuem para a formação social dos adolescentes e jovens. Para o ARF, novas competições como a Copa Sesi Atleta do Futuro, em novembro, são aguardadas.

rn

O programa educacional “Bola pra Frente, Educação pra Gente” é mantido no município de Barcarena há 14 anos pela refinaria de alumina Hydro Alunorte em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS