NOTÍCIAS

Exploração de ferro no Piauí deve captar até R$ 3 bi em investimentos

13 de junho de 2012

rnExpectativa é de que a implantação do empreendimento possibilite a criação de 3,9 mil empregosrn rnA Sudene deverá participar do financiamento do projeto de exploração de jazidas de ferro

rn

Expectativa é de que a implantação do empreendimento possibilite a criação de 3,9 mil empregos

rn

 

rn

A Sudene deverá participar do financiamento do projeto de exploração de jazidas de ferro na região do município de Paulistana, no Sudeste do Estado, que exigirá investimento superior a R$ 3 bilhões. A participação da autarquia no empreendimento se dará através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

rn

 

rn

O novo superintendente da Sudene, Luís Gonzaga Paes Landim, que já foi secretário de Mineração e Petróleo e Energia Renováveis do Piauí, já se reuniu com representantes da empresa Brasil Exploração Mineral S/A (Bemisa), responsável pelas pesquisas na área, para tratar da implantação do projeto. A expectativa é de que a implantação do empreendimento possibilite a criação de 3,9 mil empregos – 650 empregos diretos e 3.250 diretos.

rn

 

rn

O Brasil é o terceiro maior produtor de ferro do mundo, com uma produção aproximada de 370 milhões de toneladas. Inicialmente estimadas em 400 milhões de toneladas, as jazidas de ferro no Sudeste do Piauí podem chegar a 1 bilhão de toneladas ao final das pesquisas.

rn

 

rn

A implantação do projeto de extração mineral na região será beneficiado pela ferrovia Nova Trasnordestina, que também está sendo construída com recursos da Sudene. A ferrovia, com mais de 400 quilômetros de extensão no Piauí, vai ligar as regiões dos Cerrados e do Semiárido aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O traçado da estrada de ferro vai beneficiar também a exploração de níquel no município de Capitão Gervásio Oliveira, explorada pela Vale, uma das maiores mineradoras do mundo.

rn

 

Fonte: Portal InvestNE

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS