NOTÍCIAS

Exportação de minério de ferro cresce em dezembro com melhora no preço

3 de janeiro de 2013

rnO valor total das exportações de minério de ferro do Brasil atingiu 2,81 bilhões de dólares em dezembro, alta de 6,5 por cento em relação a novembro, graças a uma leve recupera&ccedi

rn

O valor total das exportações de minério de ferro do Brasil atingiu 2,81 bilhões de dólares em dezembro, alta de 6,5 por cento em relação a novembro, graças a uma leve recuperação nos preços, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

rn

A tonelada de minério de ferro exportada do Brasil atingiu 87,2 dólares em dezembro, uma alta de 7,6 por cento em relação a novembro, segundo a média diária calculada pela Secex.

rn

Enquanto isso, o volume exportado caiu 1 por cento ante novembro, para 32,25 milhões de toneladas.

rn

Na comparação com dezembro de 2011, a situação é bem diferente.

rn

No último mês de 2011, o volume exportado atingiu um patamar perto de um recorde (34 milhões de toneladas), enquanto os preços estavam bem mais altos (108 dólares por tonelada).

rn

Os embarques recuaram cerca de 5 por cento em comparação ao volume exportado em dezembro de 2011. Mas em valor a queda é ainda mais expressiva, de 23,4 por cento.

rn

O preço do minério de ferro tem se recuperado expressivamente no mercado à vista, após amargar um período de fortes quedas principalmente entre agosto e setembro, quando atingiu o menor valor em três anos na China.

rn

 

Fonte: Economia – UOL

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS

Produção da Vale bate recorde no trimestre

20 de outubro de 2017

O complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.

LEIA MAIS