NOTÍCIAS

Exportação de minério de ferro e pelotas recua 5,4% em junho

23 de julho de 2012

rnOs embarques de minério de ferro e pelotas do Brasil para clientes no exterior, principalmente para usinas de aço chinesas, tiveram queda de 5,4% em junho, em relação ao mesmo mês de 2011. Os dados se referem &agra

rn

Os embarques de minério de ferro e pelotas do Brasil para clientes no exterior, principalmente para usinas de aço chinesas, tiveram queda de 5,4% em junho, em relação ao mesmo mês de 2011. Os dados se referem às exportações de mineradoras que são afiliadas do Sinferbase, entidade que reúne a maioria das produtoras de minério de ferro do país.

rn

Conforme os dados divulgados hoje, as exportações somaram 23,6 milhões de toneladas no mês passado. Em junho de 2011, o volume foi de 25 milhões de toneladas.

rn

Os números abrangem dados de Vale e suas empresas coligadas, MMX, Anglo American e Samarco. A CSN, Usiminas Mineração e Ferrous não aparecem como afiliadas ao Sinferbase.

rn

O grupo Vale, detentor de 90% do total, respondeu por 21,3 milhões de toneladas, 5,1% a menos que o volume de um ano atrás. No acumulado do semestre, todavia, as exportações ficaram praticamente estáveis com igual período de 2011 – 121,9 milhões neste ano ante 122,3 milhões de toneladas no ano passado.

rn

Os embarques totais dos dois produtos que são matéria-prima do aço, em ambos os semestres, conforme o Sinferbase, ficaram praticamente estáveis, em 135,9 milhões de toneladas.

rn

No mercado interno, as vendas das mineradoras em junho, lideradas por Vale, Samarco e MMX, apresentaram queda superior a 20%, somando 2,1 milhões de toneladas. No semestre, somaram 14,5 milhões de toneladas, um recuo de 8,8% sobre o volume do mesmo período em 2011.

rn

As entregas da Vale, conforme o Sinferbase tiveram queda mais expressiva no mês: 31%. Em junho passado, a empresa entregou 1,56 milhão de toneladas, ante 2,26 milhões um ano atrás, a clientes locais. Na comparação semestral, a Vale despachou 11,8 milhões de toneladas,  7% abaixo das 12,74 milhões de toneladas de um ano atrás.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Sindirochas e Abirochas juntos no MME para discutir a CFEM

3 de dezembro de 2018

Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS