NOTÍCIAS

Exportação de minério de ferro e pelotas recua 5,4% em junho

23 de julho de 2012

rnOs embarques de minério de ferro e pelotas do Brasil para clientes no exterior, principalmente para usinas de aço chinesas, tiveram queda de 5,4% em junho, em relação ao mesmo mês de 2011. Os dados se referem &agra

rn

Os embarques de minério de ferro e pelotas do Brasil para clientes no exterior, principalmente para usinas de aço chinesas, tiveram queda de 5,4% em junho, em relação ao mesmo mês de 2011. Os dados se referem às exportações de mineradoras que são afiliadas do Sinferbase, entidade que reúne a maioria das produtoras de minério de ferro do país.

rn

Conforme os dados divulgados hoje, as exportações somaram 23,6 milhões de toneladas no mês passado. Em junho de 2011, o volume foi de 25 milhões de toneladas.

rn

Os números abrangem dados de Vale e suas empresas coligadas, MMX, Anglo American e Samarco. A CSN, Usiminas Mineração e Ferrous não aparecem como afiliadas ao Sinferbase.

rn

O grupo Vale, detentor de 90% do total, respondeu por 21,3 milhões de toneladas, 5,1% a menos que o volume de um ano atrás. No acumulado do semestre, todavia, as exportações ficaram praticamente estáveis com igual período de 2011 – 121,9 milhões neste ano ante 122,3 milhões de toneladas no ano passado.

rn

Os embarques totais dos dois produtos que são matéria-prima do aço, em ambos os semestres, conforme o Sinferbase, ficaram praticamente estáveis, em 135,9 milhões de toneladas.

rn

No mercado interno, as vendas das mineradoras em junho, lideradas por Vale, Samarco e MMX, apresentaram queda superior a 20%, somando 2,1 milhões de toneladas. No semestre, somaram 14,5 milhões de toneladas, um recuo de 8,8% sobre o volume do mesmo período em 2011.

rn

As entregas da Vale, conforme o Sinferbase tiveram queda mais expressiva no mês: 31%. Em junho passado, a empresa entregou 1,56 milhão de toneladas, ante 2,26 milhões um ano atrás, a clientes locais. Na comparação semestral, a Vale despachou 11,8 milhões de toneladas,  7% abaixo das 12,74 milhões de toneladas de um ano atrás.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS