NOTÍCIAS

Exportação de minério de ferro recua 20% com chuvas

1 de fevereiro de 2012

rnO total vendido nos 31 primeiros dias do ano atingiu 18,1 milhões de toneladas, enquanto em dezembro passado as vendas foram de 34 milhões de toneladasrnCom forte impacto das chuvas, as exportações de minério de f

rn

O total vendido nos 31 primeiros dias do ano atingiu 18,1 milhões de toneladas, enquanto em dezembro passado as vendas foram de 34 milhões de toneladas

rn

Com forte impacto das chuvas, as exportações de minério de ferro do País recuaram 20 por cento em janeiro em relação ao mesmo mês de 2011, mostram dados da balança comercial divulgados nesta quarta-feira. O total vendido nos 31 primeiros dias do ano atingiu 18,1 milhões de toneladas, enquanto em dezembro passado as vendas foram de 34 milhões de toneladas, revelam os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

rn

Em relação ao mês imediatamente anterior, as exportações de minério de ferro despencaram 46,5 por cento frente ao volume vendido no mês a nterior, em dezembro de 2011. Janeiro é um mês em que a produção de minério costuma recuar por causa do clima desfavorável. Mas no último mês as vendas diminuíram ainda mais por causa das chuvas fortes, principalmente em Minas Gerais, estado que responde por cerca de dois terços da produção total do país.

rn

No dia 11 de janeiro, a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, declarou força maior em uma série de contratos de entrega, pois o mau tempo havia bloqueado o acesso às minas e às ferrovias, e impedido os trabalhadores de sair de casa. Apenas no dia 23 de janeiro a declaração de força maior foi suspensa pela companhia. O clima prejudicou o embarque de pelo menos 2 milhões de toneladas de minério da Vale. Outras mineradoras, como MMX e CSN, também relataram que reduziram ritmo por conta das chuvas.

rn

Segundo Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), houve queda nas vendas de minério para a União Européia e para a China. “O minério contribuiu negativamente para as exportações braileiras. Se não fosse, as exportações teriam crescido 7,8 por cento”, disse a secretária.

rn

 

Fonte: Revista Exame

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS