NOTÍCIAS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017
Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano

A exportação de pelotas, feita pela Vale, totalizou 22,5 milhões de toneladas de janeiro a setembro deste ano. O volume representa um aumento de 14,2% na comparação com as 19,7 milhões de toneladas embarcadas no mesmo período do ano passado, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Do total embarcado pela Vale de janeiro a setembro deste ano, 20,5 milhões de toneladas foram exportadas pelo Porto de Tubarão, no Espírito Santo, e 2 milhões de toneladas pelo Porto de Guaíba, no Rio de Janeiro.

Em setembro foram exportadas pela mineradora 3,1 milhões de toneladas de pelotas, aumento de 19,2% ante as 2,6 milhões de toneladas embarcadas no mesmo mês de 2016. Desse total, 2,8 milhões de toneladas saíram do Porto de Tubarão, no Espírito Santo, e 276 mil toneladas do Porto de Guaíba, no Rio de Janeiro.

Minério de ferro

As mineradoras associadas ao Sinferbase exportaram, nos nove meses deste ano, 254,6 milhões de toneladas de minério de ferro. O volume corresponde a um aumento de 4,6% ante as 243,4 milhões de toneladas da commodity que foram embarcadas no mesmo período de 2016.

Neste período, a Anglo American embarcou, pelo Porto do Açu, no Rio de Janeiro, 12,3 milhões de toneladas da commodity. O volume embarcado pela mineradora de janeiro a setembro representa um aumento de 11,8% na comparação com o total embarcado no mesmo período do ano passado, que somou 11 milhões de toneladas.

Já a Vale exportou 242,2 milhões de toneladas de janeiro a setembro deste ano, sendo 75,3 milhões de toneladas pelo Porto de Tubarão, no Espírito Santo, 116,8 milhões por Ponta da Madeira, no Maranhão, 47,8 milhões de toneladas pelo Porto de Guaíba, no Rio de Janeiro, e 2,2 mil toneladas por outros portos.

O volume exportado pela maior produtora de minério de ferro do mundo nos nove primeiros meses deste ano é 4,3% maior do que as 232,2 milhões de toneladas da commodity exportadas nos mesmos meses de 2016.

A Samarco Mineração e a MMX Mineração e Metálicos, que estão paralisadas, não exportaram minério de ferro no ano.

Em setembro, as exportações de minério de ferro das empresas associadas ao Sinferbase totalizaram 29,7 milhões de toneladas, aumento de 2% ante as 29,1 milhões de toneladas embarcadas no mesmo mês de 2016.

Desse total, 28,4 milhões de toneladas foram exportadas pela Vale e 1,3 milhão de toneladas foram embarcadas pela Anglo American. Segundo o relatório do Sinferbase, o volume exportado pela Anglo American saiu do Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

Já o total embarcado pela Vale se divide entre 9,3 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Tubarão, no Espírito Santo, 13,5 milhões por Ponta da Madeira, no Maranhão, 5,2 milhões pelo Porto de Guaíba, no Rio de Janeiro e 312 mil toneladas por outros portos.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS

CBMina 2025 será realizado em Ouro Preto (MG), ampliando a parceria com academia

17 de março de 2025

O evento é uma realização do IBRAM em parceria com os departamentos de Engenharia de Minas da Universidade Federal de…

LEIA MAIS

IBRAM destaca, em congresso, mineração sustentável como pilar do desenvolvimento do Pará e do Brasil

1 de abril de 2025

A relevância das contribuições da mineração sustentável, responsável e segura para o desenvolvimento socioeconômico do Pará e do Brasil como…

LEIA MAIS