NOTÍCIAS

Fábricas de locomotivas funcionam a pleno vapor

11 de julho de 2012

rnOs dois fabricantes de locomotivas instalados no Brasil, ambos grupos de origem americana, comemoram resultados muito bons na produção, em contraste com a desaceleração das atividades verificada em outros segmentos indus

rn

Os dois fabricantes de locomotivas instalados no Brasil, ambos grupos de origem americana, comemoram resultados muito bons na produção, em contraste com a desaceleração das atividades verificada em outros segmentos industriais. Ao completar em 2012 meio século desde sua instalação no país, a GE Transportation prevê fabricar cerca de 60 locomotivas nas suas instalações em Contagem (MG), número elevado e suficiente para garantir o emprego de seus 600 funcionários.

rn

O segundo fornecedor chegou recentemente ao país. A Caterpillar começou em maio a fabricar suas primeiras locomotivas no Brasil. A planta da Progress Rail Services, empresa do grupo, também fica em Minas Gerais, na cidade de Sete Lagoas, e já tem 35 encomendas. As primeiras máquinas devem ficar prontas em outubro.

rn

As duas empresas dizem estar discutindo novos contratos e traçam um cenário promissor para os negócios. A GE já exporta para a América do Sul e para países da África. A Progress Rail também planeja vender para os vizinhos sul-americanos.

rn

Os números da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária ajudam a traduzir o momento do setor: entre 1990 e 1999, o Brasil produziu 111 locomotivas. Só no ano passado foram 113. Além de locomotivas montadas no país, máquinas importadas também atenderam a demanda nacional. A última vez que se produziu mais do que cem locomotivas no país foi em 1977.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS