NOTÍCIAS

Fertilizantes: Déficit brasileiro deve se manter até 2020

24 de janeiro de 2013

rnO Brasil deverá continuar dependente da importação de matérias primas para fertilizantes, pelo menos até 2020, de acordo com o analista da CRU Paul Burnside, que realizou apresentação no evento

rn

O Brasil deverá continuar dependente da importação de matérias primas para fertilizantes, pelo menos até 2020, de acordo com o analista da CRU Paul Burnside, que realizou apresentação no evento Fertilizer Latin America 2013, realizado em São Paulo de 20 a 22 de janeiro.

rn

 

rn

Segundo o analista, tendo em vista as taxas de consumo atuais (29,12 milhões t em 2012) e as previsões de crescimento para os próximos anos, de o Brasil terá um déficit de 3.3 milhões t de nitrogenados, 3,4 milhões t de fosfatados e 6,8 milhões t de potássicos. Para que tal déficit fosse zerado, seriam necessárias 6 a 7 novas plantas de amônia (com 600 milhões t de capacidade), 9 a 10 minas de fosfato (com capacidade média de 1 milhão t) e 4 a 5 minas de potássio com 2,5 milhões t de capacidade.

rn

 

rn

Ele lembrou que hoje o parque brasileiro tem apenas uma mina de potássio, 8 unidades mineiras para produção de fosfato e quatro plantas de amônia. Para Burnside, embora o governo brasileiro esteja buscando alcançar a autossuficiência em fertilizantes no prazo de cinco anos, dificilmente isto acontecerá, mesmo que os projetos em implantação ou programados mantenham seus cronogramas.

rn

 

rn

A importação de fertilizantes é um dos principais responsáveis pelo déficit da balança comercial de produtos químicos, que em 2012 atingiu o recorde de US$ 28,1 bilhões.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Brasil Mineral

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS