A empresa de tecnologia 3M apresentou o Novec 1230, um fluido para combate a incêndio, que não agride componentes eletroeletrônicos, durante a EXPOSIBRAM 2015, que aconteceu na semana passada em Belo Horizonte (MG).rnA An
A empresa de tecnologia 3M apresentou o Novec 1230, um fluido para combate a incêndio, que não agride componentes eletroeletrônicos, durante a EXPOSIBRAM 2015, que aconteceu na semana passada em Belo Horizonte (MG).
rn
A AngloGold, Vale, Samarco e Kinross têm o Novec aplicado na proteção de salas elétricas, data centers e sistemas de sala de controles, segundo Adelmiro Ferreira, executivo sênior de Desenvolvimento de Negócios da empresa. “Os nossos maiores clientes, e que mais utilizam o nosso produto, são as mineradoras”, disse o executivo ao NMB.
rn
A companhia expôs o Novec no estande da Automation Solutions, que é parceira da empresa na comercialização do produto. “Nós fabricamos o produto e eles fabricam o sistema que utiliza nosso produto para combate a incêndios”, disse ele.
rn
“Se uma empresa possui uma sala com muitos computadores e houver um incêndio em um deles, se o sistema de proteção contar com o Novec, ele apagará o fogo daquele computador e protegerá os demais que estão funcionando”, explicou ele.
rn
O executivo afirmou que o produto tem duas características importantes e que podem ser vistas nitidamente: a densidade, uma vez que ele é altamente denso, cerca de seis vezes mais que a água; e sua alta volatilidade.
rn
“Como ele é muito volátil e muito denso, eu consigo pegá-lo no ar, sem tocar no fluído e apagar o fogo. Por exemplo, quando você joga a água em uma superfície quente, a 100º C, um litro de água se transforma em 1.750 litros de vapor. O Novec pode evaporar 50 vezes mais que a água, então você tem 87.500 litros de vapor. Como ele apaga fogo pelo vapor, comparado com a água, é 100 vezes mais eficiente, sem considerar que a água detona papel e eletrônicos”, disse ele.
rn
O Novec não conduz eletricidade; não é corrosivo; vaporiza rapidamente para o estado gasoso durante a descarga; evapora de modo limpo, não deixando resíduos; não danifica equipamentos eletrônicos, mídias eletrônicas e dispositivos mecânicos delicados; pode ser utilizado com segurança em equipamentos energizados; e economiza significativamente espaço e peso, em comparação ao gás inerte e CO2.
rn
Ferreira fez demonstrações de como o líquido não agride eletrônicos e pepel, e de como ele resfria uma lâmpada e apaga o fogo rapidamente e de forma eficiente. “É uma tecnologia diferenciada, saudável para a vida”, afirmou.
rn
Clique aqui e acesse a matéria.
rn
rn
Fonte: Notícias de Mineração Brasil
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…
LEIA MAISO Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…
LEIA MAISEm 2024, o setor mineral superou adversidades internas e externas, exportou e faturou mais, aumentou contratações, recolheu mais tributos (quase…
LEIA MAIS