NOTÍCIAS

Fluido da 3M é utilizado por mineradoras para proteger salas elétricas

22 de setembro de 2015

A empresa de tecnologia 3M apresentou o Novec 1230, um fluido para combate a incêndio, que não agride componentes eletroeletrônicos, durante a EXPOSIBRAM 2015, que aconteceu na semana passada em Belo Horizonte (MG).rnA An

A empresa de tecnologia 3M apresentou o Novec 1230, um fluido para combate a incêndio, que não agride componentes eletroeletrônicos, durante a EXPOSIBRAM 2015, que aconteceu na semana passada em Belo Horizonte (MG).

rn

A AngloGold, Vale, Samarco e Kinross têm o Novec aplicado na proteção de salas elétricas, data centers e sistemas de sala de controles, segundo Adelmiro Ferreira, executivo sênior de Desenvolvimento de Negócios da empresa. “Os nossos maiores clientes, e que mais utilizam o nosso produto, são as mineradoras”, disse o executivo ao NMB.

rn

A companhia expôs o Novec no estande da Automation Solutions, que é parceira da empresa na comercialização do produto. “Nós fabricamos o produto e eles fabricam o sistema que utiliza nosso produto para combate a incêndios”, disse ele.

rn

“Se uma empresa possui uma sala com muitos computadores e houver um incêndio em um deles, se o sistema de proteção contar com o Novec, ele apagará o fogo daquele computador e protegerá os demais que estão funcionando”, explicou ele.

rn

O executivo afirmou que o produto tem duas características importantes e que podem ser vistas nitidamente: a densidade, uma vez que ele é altamente denso, cerca de seis vezes mais que a água; e sua alta volatilidade.

rn

“Como ele é muito volátil e muito denso, eu consigo pegá-lo no ar, sem tocar no fluído e apagar o fogo. Por exemplo, quando você joga a água em uma superfície quente, a 100º C, um litro de água se transforma em 1.750 litros de vapor. O Novec pode evaporar 50 vezes mais que a água, então você tem 87.500 litros de vapor. Como ele apaga fogo pelo vapor, comparado com a água, é 100 vezes mais eficiente, sem considerar que a água detona papel e eletrônicos”, disse ele.

rn

O Novec não conduz eletricidade; não é corrosivo; vaporiza rapidamente para o estado gasoso durante a descarga; evapora de modo limpo, não deixando resíduos; não danifica equipamentos eletrônicos, mídias eletrônicas e dispositivos mecânicos delicados; pode ser utilizado com segurança em equipamentos energizados; e economiza significativamente espaço e peso, em comparação ao gás inerte e CO2.

rn

Ferreira fez demonstrações de como o líquido não agride eletrônicos e pepel, e de como ele resfria uma lâmpada e apaga o fogo rapidamente e de forma eficiente. “É uma tecnologia diferenciada, saudável para a vida”, afirmou.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS