NOTÍCIAS

Governo descarta carvão mineral em usinas no curto prazo

16 de janeiro de 2013

rnApesar de o carvão mineral ser um combustível mais barato para utilização em usinas térmicas, o governo descarta considerar essa energia muito poluente nos próximos leilões. Segundo o secre

rn

Apesar de o carvão mineral ser um combustível mais barato para utilização em usinas térmicas, o governo descarta considerar essa energia muito poluente nos próximos leilões. Segundo o secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, embora o combustível tenha um custo mais baixo dentre todas as fontes térmicas, a lei de mudanças climáticas brasileira não o proíbe mas sinaliza o fomento a fontes renováveis como a biomassa. “O carvão mineral emite o dobro de CO2 das usinas a gás. Por isso, no curto prazo, vamos evitar a construção de novas usinas com esse combustível.”

rn

De acordo com o secretário, no entanto, como se trata de uma fonte barata e com reservas consideráveis no País, o carvão mineral pode voltar a ser uma alternativa viável, no futuro. “Essa reserva energética não pode deixar de ser contemplada. Existem novas tecnologias em desenvolvimento para aumentar a eficiência da queima e para capturar o CO2 emitido. E essas novas tecnologias poderão viabilizar a utilização em maior escala desse combustível barato na nossa matriz.”

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Hoje em Dia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



PDAC 2022 é remarcado para junho

26 de janeiro de 2022

Devido a restrições de saúde pública em Ontário, Canadá, a organização da conferência Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC…

LEIA MAIS

Na Fiesp, Jungmann, Mercadante e Dan Ioschpe discutem temas de interesse do setor mineral em SP

28 de maio de 2025

Crédito: Divulgação Temas de interesse da indústria da mineração foram discutidos em encontro nesta 3ª feira (27/5) na Federação das…

LEIA MAIS

Mineração respondeu por 47% do saldo da balança comercial em 2024, mas encara novo imposto na fase final da reforma tributária

5 de fevereiro de 2025

Em 2024, o setor mineral superou adversidades internas e externas, exportou e faturou mais, aumentou contratações, recolheu mais tributos (quase…

LEIA MAIS