NOTÍCIAS

Governo descarta carvão mineral em usinas no curto prazo

16 de janeiro de 2013

rnApesar de o carvão mineral ser um combustível mais barato para utilização em usinas térmicas, o governo descarta considerar essa energia muito poluente nos próximos leilões. Segundo o secre

rn

Apesar de o carvão mineral ser um combustível mais barato para utilização em usinas térmicas, o governo descarta considerar essa energia muito poluente nos próximos leilões. Segundo o secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, embora o combustível tenha um custo mais baixo dentre todas as fontes térmicas, a lei de mudanças climáticas brasileira não o proíbe mas sinaliza o fomento a fontes renováveis como a biomassa. “O carvão mineral emite o dobro de CO2 das usinas a gás. Por isso, no curto prazo, vamos evitar a construção de novas usinas com esse combustível.”

rn

De acordo com o secretário, no entanto, como se trata de uma fonte barata e com reservas consideráveis no País, o carvão mineral pode voltar a ser uma alternativa viável, no futuro. “Essa reserva energética não pode deixar de ser contemplada. Existem novas tecnologias em desenvolvimento para aumentar a eficiência da queima e para capturar o CO2 emitido. E essas novas tecnologias poderão viabilizar a utilização em maior escala desse combustível barato na nossa matriz.”

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Hoje em Dia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS