NOTÍCIAS

Governo mineiro busca novos investimentos para mineração

22 de setembro de 2015

O governo mineiro, através do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), realizou, no dia 18 de setembro, uma programação

O governo mineiro, através do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), realizou, no dia 18 de setembro, uma programação paralela àExposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM) e o Congresso Brasileiro de Mineração, ambos sediados por Belo Horizonte na semana passada, no Expominas. O objetivo foi aproveitar a presença de empresas e investidores estrangeiros para prospectar novos negócios para o setor em Minas Gerais.

rn

As principais ações foram com representantes de companhias canadenses que expuseram produtos e serviços na EXPOSIBRAM. Também foi realizada reunião com executivos e técnicos da Alemanha e Nova Zelândia. Durante os encontros foram apresentadas características econômicas de Minas Gerais, para que os executivos conhecessem melhor o estado e possam considerá-lo como possível local de futuros investimentos.

rn

Na sexta-feira (18), o INDI organizou visitas guiadas a duas minas, a Capitão do Mato em Itabirito, pertencente a Vale, e o complexo Turmalina, pertencente a mineradora canadense Jaguar Mining, em Pitangui. Participaram representantes de algumas companhias multinacionais que participaram da EXPOSIBRAM, além de INDI.

rn

Durante visita guiada à mina Capitão do Mato, os participantes puderam conhecer detalhes sobre a logística e a produção da Vale em todo Brasil, além de receberem informações sobre o beneficiamento do minério de ferro no complexo de Itabirito. Representantes da companhia brasileira também mostraram as projeções de investimentos e produção da empresa até 2018.

rn

Em reunião realizada na quinta-feira (17), a diretora presidente do INDI, Cristiane Serpa, apresentou ao grupo de canadenses as potencialidades de Minas Gerais e as oportunidades de desenvolvimento econômico do estado. Ela mostrou detalhes dos serviços oferecidos pelo órgão ao empresariado, sem ônus.

rn

Durante o encontro, o diretor-geral da Canadian Association of Mining Equipment and Services for Export (Camese), Ryan McEachern, disse que gostaria de melhorar a atuação das empresas de mineração canadenses em Minas Gerais. “A intenção dos membros da associação é incrementar nossos negócios no país”, informou.

rn

EXPOSIBRAM                                       

rn

A feira contou com cerca de 500 expositores, que ocuparam aproximadamente 15 mil metros quadrados no Expominas. A expectativa da organização é que cerca de 50 mil pessoas tenham comparecido à exposição. De acordo com os organizadores, esta é a maior feira de mineração da América Latina, realizada initerruptamente há 32 anos.

rn

Também foram realizadas diversas palestras e debates durante o Congresso Brasileiro de Mineração, que abordaram temas como perspectivas dos negócios para as próximas décadas no segmento de mineração, inovação e produtividade, panorama internacional do mercado de commodities, entre outros.

rn

Mineração

rn

As indústrias extrativas e de transformação mineral totalizam, juntas, 17% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. O estado é o maior produtor mineral do Brasil, sendo responsável por toda produção nacional de alguns itens, como chumbo, lítio e zinco. Minas Gerais é também o maior produtor nacional de prata, nióbio, grafita, minério de ferro, ouro e diamante.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Ascom SEDE

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Circularidade na mineração depende de políticas que transformem esta prática em negócio estruturado

14 de maio de 2025

É o que defendeu o IBRAM no Fórum Mundial de Economia Circular. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) considera que…

LEIA MAIS

Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional

20 de fevereiro de 2025

Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…

LEIA MAIS

Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS