NOTÍCIAS

Governo mineiro busca novos investimentos para mineração

22 de setembro de 2015

O governo mineiro, através do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), realizou, no dia 18 de setembro, uma programação

O governo mineiro, através do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), realizou, no dia 18 de setembro, uma programação paralela àExposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM) e o Congresso Brasileiro de Mineração, ambos sediados por Belo Horizonte na semana passada, no Expominas. O objetivo foi aproveitar a presença de empresas e investidores estrangeiros para prospectar novos negócios para o setor em Minas Gerais.

rn

As principais ações foram com representantes de companhias canadenses que expuseram produtos e serviços na EXPOSIBRAM. Também foi realizada reunião com executivos e técnicos da Alemanha e Nova Zelândia. Durante os encontros foram apresentadas características econômicas de Minas Gerais, para que os executivos conhecessem melhor o estado e possam considerá-lo como possível local de futuros investimentos.

rn

Na sexta-feira (18), o INDI organizou visitas guiadas a duas minas, a Capitão do Mato em Itabirito, pertencente a Vale, e o complexo Turmalina, pertencente a mineradora canadense Jaguar Mining, em Pitangui. Participaram representantes de algumas companhias multinacionais que participaram da EXPOSIBRAM, além de INDI.

rn

Durante visita guiada à mina Capitão do Mato, os participantes puderam conhecer detalhes sobre a logística e a produção da Vale em todo Brasil, além de receberem informações sobre o beneficiamento do minério de ferro no complexo de Itabirito. Representantes da companhia brasileira também mostraram as projeções de investimentos e produção da empresa até 2018.

rn

Em reunião realizada na quinta-feira (17), a diretora presidente do INDI, Cristiane Serpa, apresentou ao grupo de canadenses as potencialidades de Minas Gerais e as oportunidades de desenvolvimento econômico do estado. Ela mostrou detalhes dos serviços oferecidos pelo órgão ao empresariado, sem ônus.

rn

Durante o encontro, o diretor-geral da Canadian Association of Mining Equipment and Services for Export (Camese), Ryan McEachern, disse que gostaria de melhorar a atuação das empresas de mineração canadenses em Minas Gerais. “A intenção dos membros da associação é incrementar nossos negócios no país”, informou.

rn

EXPOSIBRAM                                       

rn

A feira contou com cerca de 500 expositores, que ocuparam aproximadamente 15 mil metros quadrados no Expominas. A expectativa da organização é que cerca de 50 mil pessoas tenham comparecido à exposição. De acordo com os organizadores, esta é a maior feira de mineração da América Latina, realizada initerruptamente há 32 anos.

rn

Também foram realizadas diversas palestras e debates durante o Congresso Brasileiro de Mineração, que abordaram temas como perspectivas dos negócios para as próximas décadas no segmento de mineração, inovação e produtividade, panorama internacional do mercado de commodities, entre outros.

rn

Mineração

rn

As indústrias extrativas e de transformação mineral totalizam, juntas, 17% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. O estado é o maior produtor mineral do Brasil, sendo responsável por toda produção nacional de alguns itens, como chumbo, lítio e zinco. Minas Gerais é também o maior produtor nacional de prata, nióbio, grafita, minério de ferro, ouro e diamante.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Ascom SEDE

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

Produção da Vale bate recorde no trimestre

20 de outubro de 2017

O complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.

LEIA MAIS