NOTÍCIAS

Governo planeja para março novas regras no setor de mineração, diz revista

18 de fevereiro de 2013

SÃO PAULO – Depois de enfrentar uma intensa discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, o governo também deverá enfim mudar as regras no setor de mineração. Segundo report

SÃO PAULO – Depois de enfrentar uma intensa discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, o governo também deverá enfim mudar as regras no setor de mineração. Segundo reportagem da Carta Capital desta semana, o plano é editar uma medida provisória até março, após quatro anos de atraso.

A reportagem não diz de onde conseguiu as informações. O InfoMoney entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia para confirmar o plano de editar a MP até março, mas até a publicação desta reportagem ainda não obteve um retorno.
Tal qual aconteceu no setor petrolífero, a intenção é repassar os recursos principalmente para a educação, completa a reportagem.

Apesar de ainda não ter definido as alíquotas, a intenção do governo é pelo menos triplicar a cobrança dos royalties do setor, como já foi dito à Folha de S.Paulo, no começo do ano passado, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Como em 2012 o valor foi de R$ 1,8 bilhão, a nova legislação pode render pelo menos mais R$ 5,4 bilhões aos cofres públicos.
Um código contra a especulação

O atual código é defasado, principalmente por ser permissivo nas concessões de minas – gratuitas, são repassadas para o primeiro que as reinvidicarem e com validade vitalícia, o que favorece a especulação.

No novo código, o governo pretende endurecer as regras do jogo, como também já confirmou Lobão. A concessão das minas terá data de validade e serão leiloadas em licitações abertas somente a empresas ou a associações e cooperativas, assim como acontece no setor petrolífero.rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Infomoney

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Setor mineral tem incremento positivo em quase todos os indicadores no 3º trimestre

21 de outubro de 2020

O desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…

LEIA MAIS