NOTÍCIAS

Governo planeja para março novas regras no setor de mineração, diz revista

18 de fevereiro de 2013

SÃO PAULO – Depois de enfrentar uma intensa discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, o governo também deverá enfim mudar as regras no setor de mineração. Segundo report

SÃO PAULO – Depois de enfrentar uma intensa discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, o governo também deverá enfim mudar as regras no setor de mineração. Segundo reportagem da Carta Capital desta semana, o plano é editar uma medida provisória até março, após quatro anos de atraso.

A reportagem não diz de onde conseguiu as informações. O InfoMoney entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia para confirmar o plano de editar a MP até março, mas até a publicação desta reportagem ainda não obteve um retorno.
Tal qual aconteceu no setor petrolífero, a intenção é repassar os recursos principalmente para a educação, completa a reportagem.

Apesar de ainda não ter definido as alíquotas, a intenção do governo é pelo menos triplicar a cobrança dos royalties do setor, como já foi dito à Folha de S.Paulo, no começo do ano passado, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Como em 2012 o valor foi de R$ 1,8 bilhão, a nova legislação pode render pelo menos mais R$ 5,4 bilhões aos cofres públicos.
Um código contra a especulação

O atual código é defasado, principalmente por ser permissivo nas concessões de minas – gratuitas, são repassadas para o primeiro que as reinvidicarem e com validade vitalícia, o que favorece a especulação.

No novo código, o governo pretende endurecer as regras do jogo, como também já confirmou Lobão. A concessão das minas terá data de validade e serão leiloadas em licitações abertas somente a empresas ou a associações e cooperativas, assim como acontece no setor petrolífero.rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Infomoney

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM promove em agosto a 9ªedição do CBMINA

28 de fevereiro de 2018

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 13 de abril O Instituto Brasileiro de Mineração…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS