NOTÍCIAS

Governo promove fórum para debater desenvolvimento do polo gesseiro do Araripe

14 de junho de 2017

O evento acontece dia 19 de junho, em Araripina (PE)

O Ministério de Minas e Energia por meio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) promove I Fórum de Desenvolvimento do Polo Gesseiro do Araripe. O evento acontece dia 19 de junho, em Araripina (PE) e vai contar com a presença do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e do diretor- presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, além de autoridades e representantes de instituições que atuam no setor gesseiro do estado.
 
Na programação estão previstas palestras sobre estudos na bacia do Araripe que indicam novas áreas para exploração da gipsita, insumo para fabricação de gesso, além de debates sobre incentivos para o setor, como por exemplo, linhas de financiamento, utilização de energias alternativas, novas tecnologias para exploração e ainda soluções de infraestrutura que visam facilitar o escoamento da produção.
 
Os debates contarão com a participação de representantes das seguintes instituições: CPRM, DNPM, DNIT, Sindusgesso, ITEP e UFPE. O encontro busca discutir como fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.
 
O Polo Gesseiro do Araripe gera 13,9 mil empregos diretos e 69 mil indiretos, com 42 minas de gipsita, 174 indústrias de calcinação e cerca de 750 indústrias de pré-moldados, que geram um faturamento anual na ordem de R$ 1,4 bilhão por ano. A pureza do minério varia de 88% e 98%, sendo considerado de melhor qualidade no Brasil. A região do Araripe produz 84,3% do gesso consumido no país.
 
PROGRAMAÇÃO:
09h – Abertura com a presença do Ministro de Minas e Energia;
10h – Apresentações técnicas (CPRM, UFPE, DNPM, CHESF e ITEP);
13h – Intervalo para almoço;
14h – Palestras Temáticas (BNB, AD DIPER BANCO DO NORDESTE, AD DIPER, CELPE, COPERGÁS, DNIT e SINDUSGESSO);
16h – Mesa Redonda (CPRM, DNPM, SINDUGESSO e CISAPE);
17h – Encerramento
 
Inscrições pelo e-mail: mineração.araripe@cprm.gov.br ou pelo telefone (81) 3316-1402.
Endereço: CENTRO TECNOLÓGICO ARARIPE: Rua Antônio Alexandre Alves, 112, Vila Santa Izabel, Arapirina/PE.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS