NOTÍCIAS

Há nove anos, Japiim gera emprego e renda para costureiras de Barcarena

28 de agosto de 2015

Projeto também oferece cursos de capacitação e palestras sobre empreendedorismornHá quatro anos, a costureira Andréia Góes, 38, viu sua vida transformada após entrar no projeto Japiim, desenvolvido em

Projeto também oferece cursos de capacitação e palestras sobre empreendedorismo

rn

Há quatro anos, a costureira Andréia Góes, 38, viu sua vida transformada após entrar no projeto Japiim, desenvolvido em Barcarena pela Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio. Além de ser uma fonte de renda, ela afirma que a iniciativa mudou sua forma de pensar e de se relacionar com as pessoas. “Eu me sinto muito feliz com o projeto, que me dá a oportunidade de interagir com as pessoas, fazer cursos de capacitação e, ainda, gera renda para manter minha família. Se eu fosse resumir em uma palavra o que sinto, sem dúvida, é gratidão”, declara emocionada.

rn

Assim como Andréia, dezenas de pessoas comemoram o saldo positivo do Japiim, que completa nove anos de atuação, formando mães e mulheres do município de Barcarena e da ilha Arapiranga no ofício de costureira. Elas produzem os uniformes dos colaboradores da Alubar, e a empresa os compra. O projeto,que funciona na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barcarena, contribui para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do município.

rn

A Alubar também investe na capacitação das integrantes do Japiim, com cursos de corte e costura industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

rn

“Hoje, as meninas já abraçaram o ofício e estão muito mais confiantes. É bom demais ver o quanto elas aprenderam ao longo desses anos. Algumas entraram e não sabiam sequer pregar um botão, hoje temos até Microempreendedoras Individuais (MEI)”, comemora Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.

rn

O japiim é um pássaro da Amazônia que faz tudo de forma coletiva, desde os ninhos até criar os filhotes. A ave, inclusive, cuida dos filhotes de outras espécies que aparecem em seus ninhos. Márcia Campos avalia que o projeto vem amadurecendo, a cada ano, e como a própria essência do nome já diz é um trabalho que envolve cooperação e zelo.

rn

“Prova disso, é que o espaço do projeto é enfeitado com pássaros de miriti e os armários das costureiras são bem preservados e organizados, mostrando cuidado e disciplina. Vemos que houve um crescimento racional, emocional e profissional dessas mulheres”, afirma.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS