Projeto também oferece cursos de capacitação e palestras sobre empreendedorismornHá quatro anos, a costureira Andréia Góes, 38, viu sua vida transformada após entrar no projeto Japiim, desenvolvido em
Projeto também oferece cursos de capacitação e palestras sobre empreendedorismo
rn
Há quatro anos, a costureira Andréia Góes, 38, viu sua vida transformada após entrar no projeto Japiim, desenvolvido em Barcarena pela Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio. Além de ser uma fonte de renda, ela afirma que a iniciativa mudou sua forma de pensar e de se relacionar com as pessoas. “Eu me sinto muito feliz com o projeto, que me dá a oportunidade de interagir com as pessoas, fazer cursos de capacitação e, ainda, gera renda para manter minha família. Se eu fosse resumir em uma palavra o que sinto, sem dúvida, é gratidão”, declara emocionada.
rn
Assim como Andréia, dezenas de pessoas comemoram o saldo positivo do Japiim, que completa nove anos de atuação, formando mães e mulheres do município de Barcarena e da ilha Arapiranga no ofício de costureira. Elas produzem os uniformes dos colaboradores da Alubar, e a empresa os compra. O projeto,que funciona na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barcarena, contribui para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do município.
rn
A Alubar também investe na capacitação das integrantes do Japiim, com cursos de corte e costura industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
rn
“Hoje, as meninas já abraçaram o ofício e estão muito mais confiantes. É bom demais ver o quanto elas aprenderam ao longo desses anos. Algumas entraram e não sabiam sequer pregar um botão, hoje temos até Microempreendedoras Individuais (MEI)”, comemora Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.
rn
O japiim é um pássaro da Amazônia que faz tudo de forma coletiva, desde os ninhos até criar os filhotes. A ave, inclusive, cuida dos filhotes de outras espécies que aparecem em seus ninhos. Márcia Campos avalia que o projeto vem amadurecendo, a cada ano, e como a própria essência do nome já diz é um trabalho que envolve cooperação e zelo.
rn
“Prova disso, é que o espaço do projeto é enfeitado com pássaros de miriti e os armários das costureiras são bem preservados e organizados, mostrando cuidado e disciplina. Vemos que houve um crescimento racional, emocional e profissional dessas mulheres”, afirma.
rn
rn
Fonte: Assessoria
São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…
LEIA MAISA Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…
LEIA MAISO diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Nery, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline…
LEIA MAIS