NOTÍCIAS

IBRAM lança consulta pública para Guia de Fechamento de Mina

15 de março de 2013

rnO documento, elaborado por meio de parcerias, ficará disponível para análise e sugestões no site do Instituto até 27 de abril de 2013rnO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.

rn

O documento, elaborado por meio de parcerias, ficará disponível para análise e sugestões no site do Instituto até 27 de abril de 2013

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) disponibiliza, na segunda-feira (18), a minuta do Guia para Planejamento do Fechamento de Mina para Consulta Pública. O documento ficará disponível para download no site do Instituto entre os dias 18 e 27 de abril de 2013. No endereço, estará também o “Formulário para Envio de Contribuições” ao processo de Consulta Pública, que deverá ser enviado ao IBRAM com sugestões após preenchimento.

“O objetivo da consulta é tornar a elaboração do Guia a mais democrática e participativa possível, permitindo que a sociedade opine de forma fácil, ágil e com baixo custo. O IBRAM entende o documento como uma etapa importante para o fortalecimento das estratégias de sustentabilidade e de planejamento do setor mineral”, pontua o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin.

O Guia para Planejamento de Fechamento de Mina foi preparado com a intenção de reunir conhecimento relevante sobre o tema no contexto brasileiro. São oferecidas diretrizes aos profissionais da mineração, de modo a facilitar a inserção das questões relativas ao fechamento, desde o planejamento de uma nova mina até sua fase de operação, assim como para planejar o fechamento de minas já em operação.

Elaboração do Guia
O documento se destina aos profissionais da mineração e a todos os interessados na sustentabilidade de uma atividade essencial à economia e ao estilo de vida contemporâneo. 
A construção do documento, desenvolvida em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, ocorreu de forma participativa, por meio de oficinas, com diversos setores como governo, academia e iniciativa privada. 

A versão atual do Guia contempla as contribuições recebidas dos vários atores envolvidos no seu processo de elaboração. É esta versão que é submetida à Consulta Pública, visando a validação pela sociedade. 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS