rnO documento, elaborado por meio de parcerias, ficará disponível para análise e sugestões no site do Instituto até 27 de abril de 2013rnO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.
rn
O documento, elaborado por meio de parcerias, ficará disponível para análise e sugestões no site do Instituto até 27 de abril de 2013
rn
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) disponibiliza, na segunda-feira (18), a minuta do Guia para Planejamento do Fechamento de Mina para Consulta Pública. O documento ficará disponível para download no site do Instituto entre os dias 18 e 27 de abril de 2013. No endereço, estará também o “Formulário para Envio de Contribuições” ao processo de Consulta Pública, que deverá ser enviado ao IBRAM com sugestões após preenchimento.
“O objetivo da consulta é tornar a elaboração do Guia a mais democrática e participativa possível, permitindo que a sociedade opine de forma fácil, ágil e com baixo custo. O IBRAM entende o documento como uma etapa importante para o fortalecimento das estratégias de sustentabilidade e de planejamento do setor mineral”, pontua o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin.
O Guia para Planejamento de Fechamento de Mina foi preparado com a intenção de reunir conhecimento relevante sobre o tema no contexto brasileiro. São oferecidas diretrizes aos profissionais da mineração, de modo a facilitar a inserção das questões relativas ao fechamento, desde o planejamento de uma nova mina até sua fase de operação, assim como para planejar o fechamento de minas já em operação.
Elaboração do Guia
O documento se destina aos profissionais da mineração e a todos os interessados na sustentabilidade de uma atividade essencial à economia e ao estilo de vida contemporâneo.
A construção do documento, desenvolvida em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, ocorreu de forma participativa, por meio de oficinas, com diversos setores como governo, academia e iniciativa privada.
A versão atual do Guia contempla as contribuições recebidas dos vários atores envolvidos no seu processo de elaboração. É esta versão que é submetida à Consulta Pública, visando a validação pela sociedade.
rn
rn
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…
LEIA MAISO 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…
LEIA MAISA Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…
LEIA MAIS