NOTÍCIAS

IBRAM lança consulta pública para Guia de Fechamento de Mina

15 de março de 2013

rnO documento, elaborado por meio de parcerias, ficará disponível para análise e sugestões no site do Instituto até 27 de abril de 2013rnO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.

rn

O documento, elaborado por meio de parcerias, ficará disponível para análise e sugestões no site do Instituto até 27 de abril de 2013

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) disponibiliza, na segunda-feira (18), a minuta do Guia para Planejamento do Fechamento de Mina para Consulta Pública. O documento ficará disponível para download no site do Instituto entre os dias 18 e 27 de abril de 2013. No endereço, estará também o “Formulário para Envio de Contribuições” ao processo de Consulta Pública, que deverá ser enviado ao IBRAM com sugestões após preenchimento.

“O objetivo da consulta é tornar a elaboração do Guia a mais democrática e participativa possível, permitindo que a sociedade opine de forma fácil, ágil e com baixo custo. O IBRAM entende o documento como uma etapa importante para o fortalecimento das estratégias de sustentabilidade e de planejamento do setor mineral”, pontua o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin.

O Guia para Planejamento de Fechamento de Mina foi preparado com a intenção de reunir conhecimento relevante sobre o tema no contexto brasileiro. São oferecidas diretrizes aos profissionais da mineração, de modo a facilitar a inserção das questões relativas ao fechamento, desde o planejamento de uma nova mina até sua fase de operação, assim como para planejar o fechamento de minas já em operação.

Elaboração do Guia
O documento se destina aos profissionais da mineração e a todos os interessados na sustentabilidade de uma atividade essencial à economia e ao estilo de vida contemporâneo. 
A construção do documento, desenvolvida em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, ocorreu de forma participativa, por meio de oficinas, com diversos setores como governo, academia e iniciativa privada. 

A versão atual do Guia contempla as contribuições recebidas dos vários atores envolvidos no seu processo de elaboração. É esta versão que é submetida à Consulta Pública, visando a validação pela sociedade. 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

IBRAM promove em agosto a 9ªedição do CBMINA

28 de fevereiro de 2018

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 13 de abril O Instituto Brasileiro de Mineração…

LEIA MAIS