NOTÍCIAS

IBRAM participa de iniciativa do BID para reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa

5 de outubro de 2017

O evento tem o objetivo de construir uma estratégia conjunta para o desenvolvimento da imagem do setor na América Latina.

Líderes da indústria e da sociedade civil latino-americanos se reuniram em Bogotá, na Colômbia, nos dias 26 e 27 de setembro para participar do segundo encontro “Iniciativa para o Setor Extrativo”, evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
O evento tem o objetivo de construir uma estratégia conjunta para o desenvolvimento da imagem do setor na América Latina. Estimativas do BID apontam que a indústria extrativa representa aproximadamente15% do comércio regional nos locais em que está presente. Nos últimos anos o BID mobilizou mais de 4,2 bilhões de dólares em projetos relacionados à área em todo o mundo.
 
Na reunião, que contou com a participação do  Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, foram debatidos temas para  alcançar a melhoria no reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa na América Latina. “Nosso desafio é ressignificar a atividade da mineração, apresentando seus impactos positivos na economia e na região onde ela ocorre e seu papel para o desenvolvimento das comunidades, além de falar de segurança e inovações“.
 
A iniciativa teve início após uma doação do Governo do Canadá de 20 milhões de dólares para o BID para o reposicionamento do setor. “O BID apoia programas de desenvolvimento, projetos e políticas públicas em vários países no mundo, mas a Indústria Extrativa não era ainda uma agenda prioritária. Essa é a primeira vez que aceita esse desafio e, para isso, criou um grupo de inteligência formado por representantes do setor produtivo, academia, sociedade civil e Organizações Não Governamentais (ONG’s)”, destacou Mancin.
 
A previsão é que sejam realizadas mais quatro reuniões em um período de 18 meses.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS