NOTÍCIAS

IBRAM participa de iniciativa do BID para reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa

5 de outubro de 2017

O evento tem o objetivo de construir uma estratégia conjunta para o desenvolvimento da imagem do setor na América Latina.

Líderes da indústria e da sociedade civil latino-americanos se reuniram em Bogotá, na Colômbia, nos dias 26 e 27 de setembro para participar do segundo encontro “Iniciativa para o Setor Extrativo”, evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
O evento tem o objetivo de construir uma estratégia conjunta para o desenvolvimento da imagem do setor na América Latina. Estimativas do BID apontam que a indústria extrativa representa aproximadamente15% do comércio regional nos locais em que está presente. Nos últimos anos o BID mobilizou mais de 4,2 bilhões de dólares em projetos relacionados à área em todo o mundo.
 
Na reunião, que contou com a participação do  Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, foram debatidos temas para  alcançar a melhoria no reposicionamento da imagem da Indústria Extrativa na América Latina. “Nosso desafio é ressignificar a atividade da mineração, apresentando seus impactos positivos na economia e na região onde ela ocorre e seu papel para o desenvolvimento das comunidades, além de falar de segurança e inovações“.
 
A iniciativa teve início após uma doação do Governo do Canadá de 20 milhões de dólares para o BID para o reposicionamento do setor. “O BID apoia programas de desenvolvimento, projetos e políticas públicas em vários países no mundo, mas a Indústria Extrativa não era ainda uma agenda prioritária. Essa é a primeira vez que aceita esse desafio e, para isso, criou um grupo de inteligência formado por representantes do setor produtivo, academia, sociedade civil e Organizações Não Governamentais (ONG’s)”, destacou Mancin.
 
A previsão é que sejam realizadas mais quatro reuniões em um período de 18 meses.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alcoa comemora 9 anos ajudando a transformar a vida das pessoas em Juruti

24 de setembro de 2018

Desde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Programa Integrar Contra a Covid-19 lança campanha de saúde mental em Paracatu

1 de outubro de 2020

Dando sequência ao suporte à comunidade durante a pandemia do novo coronavírus, a Kinross Brasil Mineração expande as ações do “Programa Integrar…

LEIA MAIS