NOTÍCIAS

IBRAM participa do 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia

22 de julho de 2015

O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM ( www.ibram.org.br ) , representado pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, participou do 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia. O evento, promov

rn

Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM www.ibram.org.br ) , representado pelo Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, participou do 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), ocorreu entre os dias 15 e 19 de julho, no Centro Adventista de Treinamento, Recreação e Eventos de São Paulo (CATRE) e no Centro Paula Souza de André Lopes (ETEC), ambos em Eldorado (SP), no Vale do Ribeira, uma das maiores concentrações de cavernas do país.

rn

O Congresso, que ocorre a cada dois anos, reuniu pesquisadores, profissionais e exploradores de cavernas para apresentação das últimas descobertas e discussões sobre uso e conservação do patrimônio espeleológico.

rn

A programação contou com cursos, excursões, apresentações de trabalhos, além do 1º Simpósio de Espeleologia e Mineração, que debateu as propostas para o avanço responsável do setor.

rn

Para Mancin, o encontro promoveu avanços nas pesquisas sobre cavernas, além de difundir a importância do patrimônio espeleológico brasileiro.  “O IBRAM e a SBE vêm desenvolvendo estratégia conjunta de aproximação, visando o fortalecimento de uma aliança institucional em prol da conservação do patrimônio espeleológico nacional. Certos de que o presente Marco Regulatório vigente não atende mais de forma satisfatória, nem o lado da preservação das cavidades, nem o dos empreendedores, que carecem de segurança jurídica para o licenciamento de empreendidos, é tempo de evoluir para um cenário regulatório mais maduro, que resulte em uma Política Nacional de Proteção e Uso Sustentável do Patrimônio Espeleológico Brasileiro”, avaliou.

rn

O congresso teve sua primeira edição em 1964 no Vale do Ribeira.

rn


IBRAM participa do 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia – Crédito: Divulgação

rn


33º Congresso Brasileiro de Espeleologia – Crédito: Divulgação

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS