A terceira edição do Congresso Internacional de Direito Minerário será promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) entre os dias 3 e 5 de novembro de 2015. O ev
A terceira edição do Congresso Internacional de Direito Minerário será promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) entre os dias 3 e 5 de novembro de 2015. O evento, que é realizado em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e com a Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU), ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).
rn
O objetivo principal do Congresso é traçar um panorama atual do setor de mineração, assim como proporcionar aos presentes uma visão ampla da mineração internacional e de temas jurídicos que envolvem a atividade no Brasil e nos demais países do mundo. Durante o evento, serão debatidos ainda conceitos legais e avaliadas interpretações e posicionamentos da justiça brasileira, além dos entraves para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao setor. Terão destaque assuntos que têm gerado repercussão no Poder Judiciário e que precisam de uma rápida solução.
rn
De acordo com os organizadores, o Congresso é, também, mais uma ocasião para que os profissionais do Direito e tantos outros que se relacionam com a área de mineração conheçam ou aprofundem seus conhecimentos sobre os aspectos específicos de atuação desse importante segmento produtivo no País.
rn
Para o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, a realização desse tipo de evento é de extrema importância para fomentar discussões centrais para o setor mineral brasileiro. “O Congresso traz a oportunidade de debate de assuntos como o Código de Mineração, recursos hídricos, Responsabilidade Civil, Licenciamento Ambiental e questões trabalhistas. São temas que refletem e consolidam os objetivos do IBRAM e propiciam terreno favorável ao encontro de soluções inovadoras para velhos entraves do setor”, frisou ele. Ainda de acordo com o Diretor-Presidente, “o evento promove grande interação entre as carreiras jurídicas e aquelas ligadas ao setor mineral, o que auxilia na determinação de caminhos conjuntos e dá mais celeridade à prestação dos serviços e uma maior segurança jurídica às relações”, completa.
rn
Conheça a programação
rn
Os principais temas da programação já estão definidos. O evento terá início na terça-feira (3/11), às 18 horas, com a cerimônia de abertura, seguida pela Palestra Magna e Coquetel de Boas-Vindas.
rn
Na quarta-feira (4/11), o Congresso terá início às 9h com o painel “Responsabilidade Civil da Mineração no Âmbito dos Tribunais Superiores”, seguido por “Uso de Recursos Hídricos e Crise Energética”. No período da tarde serão realizadas quatro oficinas de trabalho, com os seguintes temas: “Água Mineral (consumo humano, terapêutico, balneário)”; “Rochas Betuminosas/ Xisto”; “Incentivos e Desoneração à Mineração (pequenas empresas, junior companies, exportação)” e “Propriedade e Gestão do Produto da Lavra”.
rn
Já na quinta-feira (5/11), a programação começa com o painel “Licenciamento Ambiental e Cavernas”, seguido por “Novo Marco Regulatório da Mineração”. No período da tarde serão promovidas as seguintes oficinas: “Gestão de Resíduos na Mineração”, “Questões Trabalhistas na Mineração”, “Reserva Legal / Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Servidão Mineral” e “Conflito de Atividades e Bloqueio de Áreas”.
rn
Mais informações: http://www.direitominerario.org.br/
rn
rn
Fonte: Brasil Mineral
Trabalho em minas subterrâneas apresenta regras arcaicas, freia competitividade do setor e do país em rankings globais e veda maior…
LEIA MAISDiversificar e movimentar a economia de cidades mineradoras é muito importante para uma melhor saúde financeira desses locais. Nesse sentido,…
LEIA MAISSão 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…
LEIA MAIS