NOTÍCIAS

IBRAM promove segunda reunião de amostragem de minérios de ferro

13 de julho de 2017

O evento foi realizado no dia 7 de julho na sede do IBRAM em Belo Horizonte (MG)

O Comitê para a Normalização Internacional em Mineração (CONIM), programa desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), promoveu a segunda reunião de amostragem de minérios de ferro. O evento foi realizado no dia 7 de julho na sede do IBRAM em Belo Horizonte (MG).
 
Para o coordenador da Comissão de Estudo de Amostragem de minério de ferro e gerente de laboratório da CSN Mineração, Eduardo Melo  a reunião da Comissão é um importante momento para se tratar a respeito do desenvolvimento da normalização relacionada à amostragem de minério de ferro. “O processo de determinação das características de qualidade do minério de ferro, que ao final definem o valor comercial do minério, começa com uma boa amostragem. Portanto, bons sistemas de amostragem são fundamentais para garantir este processo!”, avalia ele.
 
Participaram do encontro produtores brasileiros de minérios de ferro, bem como empresas que realizam consultorias na área.

IBRAM-CONIM

O IBRAM desenvolve desde 1994 um amplo programa de apoio à participação das empresas brasileiras produtoras de minério de ferro, minérios e concentrados de cobre e níquel e produtos primários de níquel nos trabalhos de desenvolvimento de normas técnicas ISO e ABNT. Este programa é coordenado pelo IBRAM-CONIM – Comitê para a Normalização Internacional em Mineração, sediado no IBRAM-MG.
 
Estas normas são de suma importância para os fornecedores e consumidores desses produtos, uma vez que são usadas para quantificar suas características de qualidade, sobre as quais se faz o cálculo de faturamento, prêmios e multas de cada carregamento na interface comercial.
 
Pela forte atuação brasileira nos Comitês da ISO, o Brasil já sediou reuniões internacionais dos Comitês de Minérios de Ferro (TC 102), Minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel (TC 183) e Níquel e Ligas de níquel (TC 155).
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS