NOTÍCIAS

IES Brasil promove Workshop para Multiplicadores

17 de agosto de 2015

Ocorreu na sede do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) em Brasília (DF), workshop  para formação de multiplicadores do Projeto IES Brasil –   Implicaç&o

Ocorreu na sede do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) em Brasília (DF), workshop  para formação de multiplicadores do Projeto IES Brasil –   Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação 2030/2050. O evento foi promovido com o intuito de capacitar os membros do Comitê de Elaboração de Cenários (CEC) na comunicação da metodologia, resultados e desdobramentos do Projeto IES-Brasil ao seu público de interesse.

rn

O Projeto  IES-Brasil foi concebido para gerar cenários exploratórios de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030 para o Brasil, através de um processo participativo  e tem unido esforços de técnicos de diversos segmentos da sociedade brasileira para a identificação de distintas trajetórias de desenvolvimento que alinhem objetivos socioeconômicos e ambientais. O mesmo é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente.

rn

Desta forma, identificou  políticas de mitigação que revelaram melhores respostas quanto a seus impactos econômicos e sociais, por meio de um Comitê de Elaboração de Cenários (CEC) formado por especialistas de reconhecida qualificação neste tema e por membros representativos de diversos setores da sociedade brasileira: Comunidade Científica, Comunidade Empresarial, Empresas Estatais, Órgãos da Administração Direta do Governo Federal, Estados e Municípios, Órgãos Governamentais da Administração Indireta, e Organizações Não Governamentais.

rn

Essa foi a terceira edição do workshop, que também foi realizado em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Com a esses eventos, o Projeto IES-Brasil espera capacitar os participantes para comunicar os resultados de forma clara e consistente, buscando gerar o maior impacto possível. Com isso, busca-se a construção de um engajamento efetivo, dada a diversidade de setores e públicos envolvidos.

rn

Ao longo do evento foram realizadas as seguintes atividades: Revisão dos fundamentos do processo participativo e os princípios que dão força aos resultados produzidos (legitimidade, credibilidade e utilidade); apresentação dos resultados do Projeto IES-Brasil de forma didática e que possa ser replicada para o público de interesse; reflexão em relação às expectativas dos diferentes setores engajados e quais as melhores maneiras de engajá-los.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto com IES-Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS