NOTÍCIAS

Inovação permitirá utilizar níquel em impressoras 3D

11 de julho de 2017

O uso do produto nas impressoras 3D tem sido estudado pela Nano Dimension Technologies

Quando falamos em futuro, certamente a impressora 3D é uma das primeiras palavras que nos vêm à cabeça. A tecnologia é uma ferramenta de produção de objetos tridimensionais através de um arquivo digital. Ou seja, com ela, é possível construir peças funcionais da indústria, até mesmo objetos necessários na medicina como implantes e próteses. Já imaginou?
 
E nessa história o níquel tem uma importante função. O uso do produto nas impressoras 3D tem sido estudado pela Nano Dimension Technologies, empresa líder em eletrônicos na área de impressão 3D, e a Universidade de Tel Aviv. A ideia é que tintas com nanopartículas de níquel possam ser utilizadas nesses equipamentos para serem aplicadas em determinados materiais. Esse é mais um uso possível para o produto, que é produzido pela Vale e vai ser cada vez mais utilizado no futuro.
 
Essas novas nanopartículas de níquel possibilitarão, por exemplo, criar sensores nas camadas de uma PCB (placa de circuito impresso – foto ao lado), abrindo um mundo de possibilidades para o monitoramento de várias energias e seus derivados, como magnetismo, capacidade, temperatura e radiação.
 
As tintas avançadas com nanopartículas permitem a rápida criação de protótipos de placas de circuitos impressos. A Impressora 3D DragonFly 2020, por exemplo, imprime protótipos de PCB multicamadas de alta resolução em uma questão de horas usando tecnologia de tinta nano, tecnologia de jato de tinta avançada e impressão em 3D.
 
Para que a inovação desse certo, o time de pesquisadores precisou vencer um grande desafio: fazer com que as partículas de níquel não se unissem e acabassem entupindo os bocais da impressora, como acontece normalmente dada a natureza desse minério. A questão foi resolvida ao desenvolver uma suspensão estável de nanopartículas de níquel que não se agrupam, o que foi possível usando um processo de síntese química úmida.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS