NOTÍCIAS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

3 de setembro de 2018

Estudos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China e na Índia, combinada ao crescimento econômico mais amplo terá um impacto significativo sobre a demanda do ouro. Nesse contexto, a cidade de Belo Horizonte (MG) receberá nos dias 8 e 9 de novembro de 2018 o “Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais”. Promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), o evento conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). As inscrições estão abertas (www.sbg-mg.org.br) e as vagas são limitadas.

Os estudos apontam ainda que questões ambientais, sociais e de governança desempenharão um papel cada vez mais importante na remodelação de métodos de produção na mineração. A indústria mineral deverá se reinventar para manter o volume de produção nos próximos 30 anos. E é nesse contexto que a SBG-MG promoverá uma série de debates relacionados ao assunto.

Temas como a importância do ouro como fator de desenvolvimento econômico da Europa (Inglaterra e Portugal), sua importância para a arte barroca, incluindo os 200 anos de Aleijadinho estarão em pauta. E, entre os principais aspectos econômicos que serão apresentados, está o questionamento do uso do metal como reserva de valor.

Além disso, a utilização nos setores de energia, saúde e tecnologia deverá continuar a evoluir ao longo das próximas décadas. Com a procura pelo minério em alta, já estão disponíveis aplicativos móveis para investimento em ouro, que permitem compras, vendas e investimentos em ouro, se desenvolverão rapidamente.

Marcelo Ribeiro Tunes, Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), afirma que estimativas do Instituto apontam que em 2017 foram produzidas no País 86 toneladas do metal. “O ouro é estratégico para a balança mineral brasileira e o consumo tende a crescer nos próximos anos. Estudar e estar atento a esse mercado é fundamental para os profissionais e estudantes ligados ao setor”, finaliza.

No evento, grandes entidades e empresas do setor geológico/mineral, como Serviço Geológico do Brasil, AngloGold Ashanti, Jaguar Mining e Kinross mostrarão um pouco mais sobre suas minas de ouro, assim como as novas fronteiras com seus aspectos geológicos, de lavra e beneficiamento.  Também estará em pauta a indústria de joalheria, o licenciamento ambiental, prospecção, pesquisa além dos avanços nos métodos geofísicos e químicos.

Serviço:

“Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais”
Data: 8 e 9 de novembro de 2018
Local: Belo Horizonte (MG)
Informações: www.sbg-mg.org.br / sbgmg@sbg-mg.org.br/ (31)3224.4097.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do Conselho de Usuários da CPRM

22 de novembro de 2021

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Ouvidoria, lançou no último mês um chamamento público para instituir os Conselhos…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS