NOTÍCIAS

Instituto Alcoa leva Nau dos Mestres para escolas de Juruti

10 de julho de 2015

Levar os estudantes a uma viagem pelo universo das Ciências para estimular a criatividade e melhorar a aprendizagem em sala de aula. É com essa proposta que o Instituto Alcoa, por meio do Programa ECOA – Educação Comu

Levar os estudantes a uma viagem pelo universo das Ciências para estimular a criatividade e melhorar a aprendizagem em sala de aula. É com essa proposta que o Instituto Alcoa, por meio do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, proporciona duas ferramentas inovadoras de ensino: o projeto Nau dos Mestres e apresentações do grupo Ciência em Show. As novidades estão sendo levadas às escolas que fazem parte do programa em seis cidades do Brasil, onde a Alcoa possui unidades de operação.

rn

 

rn

Em Juruti, município do oeste paraense onde a Alcoa opera uma mina de bauxita, seis escolas foram beneficiadas com as ações durante o Dia Ecoa, realizado no final de junho na escola Zelinda de Souza Guimarães, na zona urbana. A programação reuniu um público de mais de 500 pessoas, entre estudantes e professores, e contou com a apresentação do Ciência em Show, grupo formado pelos cientistas e professores de Física da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Namen, Gerson dos Santos e Daniel Angelo. O trio, que possui um quadro em programa nacional de TV, mistura conhecimento e diversão para aproximar adultos e crianças da ciência, mostrando como pode ser fácil e gostoso entender as maravilhas do mundo.

As escolas também receberam os kits do projeto Nau dos Mestres, composto por livros didáticos e um baú com materiais para que os alunos desenvolvam experiências científicas e aprendam na prática temas relacionados à química, física, energia, geometria, aerodinâmica, movimentos, luz, preservação da natureza e biologia. Para tornar o aprendizado motivador e aguçar a participação dos estudantes, os livros trazem como personagens os Mestres Merlin, Leonardo, Apolo e Gaia.

“Essa iniciativa tem como objetivo estimular a participação e envolvimento da comunidade em temas importantes. Os projetos do Instituto Alcoa aliam conhecimento e diversão para despertar o interesse de crianças e adultos, favorecendo seu desenvolvimento. Além disso, todas suas ações são voltadas para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desta forma, conseguimos levar informação às crianças das comunidades, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento social”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

A estudante Cassiane de Andrade, 9 anos, cursa o 4º ano na escola Zelinda Guimarães. Ela ficou encantada com a novidade. “Achei muito legal essa forma de ensinar a Ciência. Isso vai fazer a gente aprender mais e a compartilhar com os amigos”, declarou.

O professor Eleutério Lima destacou que o Nau dos Mestres é a uma excelente ferramenta para incentivar o aluno a pesquisar mais. “Através dos materiais, a gente trabalha com diferentes técnicas e ‘brincando’ o aluno aprende muito. É uma forma de incentivar a leitura, trabalhar cálculos e ver o outro lado da Ciência”, observou.

Para os próximos meses, o Instituto Alcoa prevê a realização de três módulos de formação com professores, projetos ambientais para melhorias das escolas e evento de celebração das atividades do ano ainda como parte do Programa ECOA.

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS