O Instituto Tecnológico Vale, em parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tete – ISPT, em Moçambique, promoveu, na última segunda-feira, 17 de agosto, a aula inaugural do curso de Mestrado em Engenharia Mineral em
O Instituto Tecnológico Vale, em parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tete – ISPT, em Moçambique, promoveu, na última segunda-feira, 17 de agosto, a aula inaugural do curso de Mestrado em Engenharia Mineral em Tete. Com duração de dois anos, o mestrado tem por objetivo apoiar a capacitação de docentes do ISPT que, atualmente, lecionam nos cursos de licenciatura em Engenharia de Minas, e especializar empregados Vale da Mina de Carvão Moatize de áreas como Geologia e Planejamento de Minas.
rn
O curso é desenvolvido em duas fases, a primeira para a obtenção dos créditos nas disciplinas da grade curricular, e a segunda visa ao desenvolvimento de um trabalho de investigação para buscar melhorias nos processos produtivos da mineração de carvão ou agregar valor a outros recursos minerais de Moçambique.
rn
“O desafio da falta de mão de obra qualificada, que a Vale tem enfrentando desde o começo da mineração de carvão em Moçambique, será minimizado nos próximos anos”, afirmou o gerente de Operação da Vale, Leonardo Xerinda, durante o evento da aula inaugural do curso de Mestrado, no auditório do Instituto Superior Politécnico de Tete.
rn
“A grande vantagem que temos, é fazer a formação conciliando a teoria e a prática. Este será o diferencial dos estudantes que se formarão em Engenharia de Lavra e Processamento de Minas nesta Universidade”, disse Paulo António Mandunde, um dos estudantes. Para a aluna Helena Muchanga, o curso vai contribuir para que os jovens da província de Tete tenham acesso ao mercado de trabalho.
rn
“A formação vai proporcionar aos jovens capacidade para conquistar o mercado de mineração do carvão”, disse Helena Muchanga.
rn
Instituto Tecnológico Vale (ITV)
rn
Criado em 2009, o ITV é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação. Seu objetivo é criar opções de futuro por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias, expandindo o conhecimento e a fronteira dos negócios de maneira sustentável.
rn
rn
Fonte: Vale
IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…
LEIA MAISA programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…
LEIA MAIS