NOTÍCIAS

Instituto Tecnológico Vale lança Mestrado em Engenharia Mineral em Moçambique

24 de agosto de 2015

O Instituto Tecnológico Vale, em parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tete – ISPT, em Moçambique, promoveu, na última segunda-feira, 17 de agosto, a aula inaugural do curso de Mestrado em Engenharia Mineral em

O Instituto Tecnológico Vale, em parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tete – ISPT, em Moçambique, promoveu, na última segunda-feira, 17 de agosto, a aula inaugural do curso de Mestrado em Engenharia Mineral em Tete. Com duração de dois anos, o mestrado tem por objetivo apoiar a capacitação de docentes do ISPT que, atualmente, lecionam nos cursos de licenciatura em Engenharia de Minas, e especializar empregados Vale da Mina de Carvão Moatize de áreas como Geologia e Planejamento de Minas.

rn

O curso é desenvolvido em duas fases, a primeira para a obtenção dos créditos nas disciplinas da grade curricular, e a segunda visa ao desenvolvimento de um trabalho de investigação para buscar melhorias nos processos produtivos da mineração de carvão ou agregar valor a outros recursos minerais de Moçambique.

rn

“O desafio da falta de mão de obra qualificada, que a Vale tem enfrentando desde o começo da mineração de carvão em Moçambique, será minimizado nos próximos anos”, afirmou o gerente de Operação da Vale, Leonardo Xerinda, durante o evento da aula inaugural do curso de Mestrado, no auditório do Instituto Superior Politécnico de Tete.

rn

“A grande vantagem que temos, é fazer a formação conciliando a teoria e a prática. Este será o diferencial dos estudantes que se formarão em Engenharia de Lavra e Processamento de Minas nesta Universidade”, disse Paulo António Mandunde, um dos estudantes. Para a aluna Helena Muchanga, o curso vai contribuir para que os jovens da província de Tete tenham acesso ao mercado de trabalho.

rn

“A formação vai proporcionar aos jovens capacidade para conquistar o mercado de mineração do carvão”, disse Helena Muchanga.

rn

Instituto Tecnológico Vale (ITV)

rn

Criado em 2009, o ITV é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação. Seu objetivo é criar opções de futuro por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias, expandindo o conhecimento e a fronteira dos negócios de maneira sustentável.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Vale

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS