NOTÍCIAS

Itaoeste anuncia descoberta de mineral raro na Bahia

3 de maio de 2012

rnConhecido na década de 1990 como “rei da soja”, o empresário Olacyr de Moraes vai comunicar amanhã ao Ministério de Minas e Energia a descoberta de uma importante jazida de escândio no município

rn

Conhecido na década de 1990 como “rei da soja”, o empresário Olacyr de Moraes vai comunicar amanhã ao Ministério de Minas e Energia a descoberta de uma importante jazida de escândio no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.

rn

Ao Valor, o empresário afirmou tratar-se de um dos minerais mais raros do planeta, utilizado na estrutura de foguetes e trens de pouso de aviões, entre outras aplicações. “É um material estratégico e caríssimo, devido à sua resistência e leveza”, contou Olacyr.

rn

De acordo com ele, que desde 2002 controla a empresa de pesquisa mineral Itaoeste, nos próximos dez dias será possível determinar o tamanho exato da jazida. “Ainda não sabemos ao certo, mas posso adiantar que é muito grande”, informou.

rn

O diretor de Negócios Internacionais da Itaoeste, André Guzman, informou que a descoberta colocará o Brasil no rol dos países detentores de minerais raros. Segundo Olacyr, os maiores produtores de escândio do planeta são Rússia, Estados Unidos e China, ainda assim em volumes pequenos. 

rn

 

Fonte: Valor Online

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS