NOTÍCIAS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios. Ele substituirá Rinaldo Mancin, que passou a ocupar a diretoria de Relações Institucionais do IBRAM.

“Meu grande objetivo no IBRAM é colaborar na reconstrução da reputação do setor de mineração. O IBRAM é peça fundamental nisso e fazer parte do Instituto é ter a oportunidade de colaborar neste esforço, que será chave para a obtenção da licença socioambiental para a mineração do futuro”, analisa o novo diretor.

Julio sinaliza que dentre os desafios que o IBRAM tem pela frente está à construção de uma base de dados atualizada, disponível para que os profissionais da área, imprensa e o público em geral tenham acesso às informações básicas do setor. “Um outro ponto importante é disponibilizar para o uso da mineração brasileira as melhores práticas do setor em suas operações, por meio de convênios como o assinado com o Mining Association of Canada (MAC) e outras entidades internacionais. Estes padrões serão importantes na evolução da segurança operacional da indústria da mineração”, afirma Julio Nery.

Segundo ele, a mineração brasileira encontra-se em um importante processo de renovação de suas práticas e políticas. “Esta revisão é um processo que irá resultar em operações mais seguras e vistas sem reservas por parte da sociedade. É neste processo que pretendemos dar a nossa colaboração”.

Júlio Nery é formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui 41 anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente, Planejamento e Operações em diversas empresas mineradoras. Trabalhou por 25 anos na Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), tendo ocupado as funções de Gerente Geral de Planejamento Operacional da empresa, Superintendente do Complexo Pico (1998/2005). Ocupou a Gerência Geral de Licenciamento da Vale. Até janeiro 2020 foi o diretor responsável pelas operações da Crusader do Brasil Mineração e sua subsidiária Cascar. Atualmente participa do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Julio Nery também coordenou o Comitê para Normalização Internacional em Mineração do IBRAM (CONIM).

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS