NOTÍCIAS

Kinross dá mais um importante passo para a preservação da água de Paracatu(MG)

7 de janeiro de 2013

rnEmpresa é a primeira de Minas Gerais a conseguir a licença que permite a gestão de sua captação considerando a necessidades da população na regiãorn rnA Kinross, uma das maiores produtora

rn

Empresa é a primeira de Minas Gerais a conseguir a licença que permite a gestão de sua captação considerando a necessidades da população na região

rn

 

rn

A Kinross, uma das maiores produtoras  de ouro do Brasil, deu mais um grande passo na proteção dos recursos hídricos da bacia do Entre Ribeiros, localizada na região de Paracatu. A empresa é a primeira de Minas Gerais a obter uma outorga sazonal para captação de água, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de toda a região.

rn

 
A outorga, concedida pela SUPRAM NOR – Superintendência Regional de Meio Ambiente do Noroeste de MG – no dia 04 de dezembro, baseia-se na captação de água de todo o volume anual requerido para as operações da empresa concentrado durante o período chuvoso. A medida adotada reduz ao mínimo ou mesmo elimina os volumes captados durante o período da estiagem, quando a maior parte dos demais usuários da bacia, em especial o setor agrícola, necessita da captação para manutenção de suas plantações. Desta forma, os riscos de falta de água bem como de conflitos por seu uso são reduzidos significantemente.

rn

 
Em 2011, a Kinross iniciou a implantação de uma estratégia de sustentabilidade que tem como um dos vetores principais a preservação de recursos hídricos. Neste contexto, foi implementada uma série de medidas que visaram melhorar o desempenho no uso racional da água tais como a implantação de um sistema de gestão da água, que permite mensurar sua utilização de forma mais precisa e identificar as perdas para aumentar a eficiência. Além disto, a empresa iniciou a implantação do Projeto Nascentes em parceria com a ONG local MOVER (Movimento Verde de Paracatu), o IEF (Instituto Estadual de Florestas de MG) e proprietários rurais locais, que já cercou 30 nascentes com o intuito de protegê-las e preservá-las.

rn

 
Desde 2009, a Kinross vem investindo também em um projeto piloto de preservação da nascente do Córrego Espalha em parceria com a comunidade rural do local, que já apresenta  seus primeiros resultados. A empresa também contratou e preparou, o Plano Diretor de Gestão Hídrica da Bacia do Ribeirão do Entre Ribeiros, na qual mantêm suas captações de água. Este plano inclui o diagnóstico da bacia, seus principais usos, além de propor soluções tecnicamente viáveis para a utilização sustentável das águas na região, assegurando o recurso para todos os usuários. A participação da Kinross e sua parceria com o Comitê de Águas da Bacia do Paracatu tem sido imprescindível para a efetivação de todas estas ações.

rn

 

Fonte: CDN Comunicação Corporativa

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

IBRAM marca posição sobre DE&I na mineração, em seminário do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania

30 de maio de 2025

Setor mineral em agenda de diversidade e igualdade com foco em metas ambiciosas para 2030. Promover a equidade racial e…

LEIA MAIS

IBRAM destaca, em congresso, mineração sustentável como pilar do desenvolvimento do Pará e do Brasil

1 de abril de 2025

A relevância das contribuições da mineração sustentável, responsável e segura para o desenvolvimento socioeconômico do Pará e do Brasil como…

LEIA MAIS