NOTÍCIAS

Kiruna Wagon ganha o Swedish Steel Prize 2017

18 de maio de 2017

A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado

O vencedor do prêmio internacional Swedish Steel Prize deste ano é a empresa Kiruna Wagon da Suécia. O prêmio foi concedido para a inovadora solução de vagão da empresa, a Helix Dumper. A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado.
 
“A Kiruna Wagon atualizou com êxito uma excelente ideia e utilizou aços de alta resistência para transformá-la em uma solução de vagão completamente nova e superior”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégicos da SSAB.
 
A solução Helix Dumper da Kiruna Wagon é um sistema de vagões de descarga para transporte ferroviário de longo curso e descarga eficiente de minerais. O uso de aços estruturais e resistentes ao desgaste avançados de alta resistência tornou possível a concepção de vagões leves combinados com um terminal estacionário Helix para descarga rotativa on-the-fly. A engenhosa solução tem uma velocidade de descarga de 25.000 toneladas por hora, o dobro dos outros sistemas.
 
Para o projeto final, o aço estrutural Strenx e o aço resistente ao desgaste Hardox foram utilizados na solução de vagão.
 
Quando comparado com outros, um sistema de descarga completo para a Helix custa 1/7 do que custaria um vagão rotacional. Além disso, a Helix utiliza partes da energia potencial do minério para empurrar o vagão para frente enquanto ele descarrega. Isso significa que nenhuma energia extra é necessária e há muito menos poeira com quase nenhum ruído.
 
O Swedish Steel Prize agora está sendo concedido pela 18ª vez, e o vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 coroas suecas.
 
Os outros finalistas, a Fermel da África do Sul, a JMG Cranes da Itália e a Wabash National dos EUA, foram as outras classificadas no Swedish Steel Prize de 2017.
 
Leia mais sobre o Swedish Steel Prize no site www.steelprize.com.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS