NOTÍCIAS

Kiruna Wagon ganha o Swedish Steel Prize 2017

18 de maio de 2017

A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado

O vencedor do prêmio internacional Swedish Steel Prize deste ano é a empresa Kiruna Wagon da Suécia. O prêmio foi concedido para a inovadora solução de vagão da empresa, a Helix Dumper. A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado.
 
“A Kiruna Wagon atualizou com êxito uma excelente ideia e utilizou aços de alta resistência para transformá-la em uma solução de vagão completamente nova e superior”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégicos da SSAB.
 
A solução Helix Dumper da Kiruna Wagon é um sistema de vagões de descarga para transporte ferroviário de longo curso e descarga eficiente de minerais. O uso de aços estruturais e resistentes ao desgaste avançados de alta resistência tornou possível a concepção de vagões leves combinados com um terminal estacionário Helix para descarga rotativa on-the-fly. A engenhosa solução tem uma velocidade de descarga de 25.000 toneladas por hora, o dobro dos outros sistemas.
 
Para o projeto final, o aço estrutural Strenx e o aço resistente ao desgaste Hardox foram utilizados na solução de vagão.
 
Quando comparado com outros, um sistema de descarga completo para a Helix custa 1/7 do que custaria um vagão rotacional. Além disso, a Helix utiliza partes da energia potencial do minério para empurrar o vagão para frente enquanto ele descarrega. Isso significa que nenhuma energia extra é necessária e há muito menos poeira com quase nenhum ruído.
 
O Swedish Steel Prize agora está sendo concedido pela 18ª vez, e o vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 coroas suecas.
 
Os outros finalistas, a Fermel da África do Sul, a JMG Cranes da Itália e a Wabash National dos EUA, foram as outras classificadas no Swedish Steel Prize de 2017.
 
Leia mais sobre o Swedish Steel Prize no site www.steelprize.com.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS