NOTÍCIAS

Legado Verdes do Cerrado, da CBA, revitaliza mais nascentes em Niquelândia (GO)

6 de agosto de 2018

A Fazenda Buriti, localizada a quatro quilômetros de Niquelândia, recebeu, de 20 a 24 de julho, a equipe que desenvolve o Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes, iniciativa do Legado Verdes do Cerrado, maior área protegida privada do bioma no País, de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), em parceria com o grupo Faeg Jovem, de Niquelândia. A equipe realizou o isolamento da área próxima à nascente do Córrego Buriti, com o objetivo de evitar o acesso do rebanho e, assim, recuperar a mata ciliar.

“Esta é a primeira vez que recebemos o apoio. Os problemas com a degradação do Cerrado estão sérios e é importante ver que o Legado se preocupa com isso. Com a proteção da nascente que está em nossa fazenda e chega ao Córrego Buriti, o gado não vai entrar mais na área, o que irá permitir a revitalização”, afirmou Masolene Sales, proprietário da Fazenda Buriti.

Diego Coelho, presidente do grupo Faeg Jovem de Niquelândia, destaca que o isolamento da nascente na propriedade foi além do preconizado pelo Código Florestal. “Instalamos a cerca em um raio de aproximadamente 350 metros, sendo que o Código estabelece o mínimo de 50 metros. Isso é muito positivo porque o Cerrado possui um bioma que se recupera rapidamente quando bem conservado”, disse.

Segundo o responsável pelo planejamento das atividades do Legado Verdes do Cerrado, Deyver Santos Silva, além da nascente da Fazenda Buriti, outras nascentes serão recuperadas em 2018. “O Legado Verdes fomenta a conservação das nascentes na região, realizando o plantio de mudas nativas do cerrado e a construção de cercas para isolar a área, garantindo que a flora se regenere.”, explicou.

Parceria – Realizado desde 2017, o Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes também conta com o apoio do Sindicato Rural de Niquelândia e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás).

O Legado fornece os materiais para o plantio e presta consultoria para a Faeg Jovem realizar os trabalhos de recuperação. O grupo também é responsável em fazer o contato com o proprietário e solicitar permissão para entrar na propriedade onde estão localizadas as nascentes.

Para participar do programa, o produtor precisa ter feito um curso pelo Senar ou ter sido auxiliado por assistência técnica. O produtor é cadastrado no Programa e é orientado a acompanhar a medição, fazer as covas para a construção da cerca, estar presente no dia de mutirão, além de se comprometer para que o gado respeite o limite e atue efetivamente no controle de pragas e da roçagem.

Em 2017, o Programa de Preservação, Recuperação e Conservação das Nascentes recuperou a nascente do Córrego do Aeroporto, que recebeu 600 mudas, cultivadas no Viveiro Engenho do Legado, em uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados. Entre as mais de 40 espécies de mudas que foram plantadas estão: Aroeira, Angico e Copaíba. A parceria entre o Legado Verdes do Cerrado e o grupo Faeg Jovem de Niquelândia possibilitou também a recuperação da nascente do Córrego Entre Vias. No local, foram plantadas 150 mudas em uma área de 1.200 metros quadrados.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado

O Legado Verdes do Cerrado, com 32 mil hectares, é uma área da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa da Votorantim S.A, administrada por sua gestora de ativos ambientais, Reservas Votorantim. Da área total, 27 mil hectares são protegidos pela empresa desde sua aquisição há mais de 40 anos e possui cerrado em excelente estado de conservação. Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia). Nele está a sede do Legado Verdes do Cerrado e em 23 mil hectares são realizadas as atividades da economia verde, enquanto 5 mil hectares são áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, está localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa. O projeto da nova economia inclui o desenvolvimento de atividades como viveiro de mudas de frutos do cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura.

Sobre a CBA

Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS