NOTÍCIAS

Licitação vai viabilizar megaprojeto da Vale no Pará

8 de março de 2013

rnO governo deverá abrir licitação ainda neste semestre para a eliminação de pedras de corredeiras que impedem a navegação no Rio Tocantins, a montante da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucur

rn

O governo deverá abrir licitação ainda neste semestre para a eliminação de pedras de corredeiras que impedem a navegação no Rio Tocantins, a montante da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Essas obras vão permitir a implantação industrial da verticalização mineral do Pará, com a implantação da Alpa – Aços Laminados do Pará, um investimento da mineradora Vale orçado em R$ 8 bilhões para gerar 18 mil empregos diretos.

rn

A notícia foi passada ontem pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a um grupo de deputados e prefeitos do Pará que estiveram em seu gabinete cobrando soluções. É que as obras foram retiradas em 2010 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Passos disse que a própria Vale deverá enviar projeto sobre as obras em dois meses. Caso contrário, vai aproveitar estudo já realizado pela Universidade Federal do Pará.

rn

“Ou sai [a licitação] ou racha”, afirmou o deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), um dos parlamentares presentes ao encontro. “Estamos pintados para a guerra”, completou.

rn

Audiência sobre a hidrovia Araguaia-Tocantins é requerida no Senado

rn

Já no Senado, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), apresentou requerimento na Comissão de Infraestrutura pedindo a realização de audiência pública para debater o projeto que elimina as corredeiras da hidrovia Araguaia-Tocantins. Entre os convidados estão os ministros do Planejamento, Miriam Belchior; dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o governador Dr. Simão Jatene, do Pará, além de políticos e líderes empresariais. A matéria será votada na próxima quarta-feira. “A ausência de tal obra inviabiliza também a implantação industrial da verticalização mineral do Pará, com a implantação da Alpa – Aços Laminados do Pará”, afirma o senador paraense.

rn

Sistema Tributário será avaliado anualmente pela CAE

rn

O Senado aprovou, ontem, resolução que inclui nas competências da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a responsabilidade de avaliar anualmente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional. Dentro dessa análise estão a estrutura e componentes do sistema, bem como o desempenho das administrações tributárias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A proposta vai colaborar para a análise das propostas sobre mudanças no pacto federativo, ou seja, a distribuição de recursos entre União, Estados e municípios.

rn

PEC das Agências Reguladoras deve ser votada em  breve

rn

O Plenário do Senado deve votar até a próxima semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) que obriga os dirigentes das agências reguladoras a prestarem contas ao Senado anualmente. De autoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA), a PEC 89/2011 foi votada por unanimidade no ano passado na CCJ e foi incluída na pauta do plenário, por decisão da presidência do senado, durante sessão de anteontem.

rn

Cultivo da mandioca pode ser ação prioritária do governo

rn

O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) encaminhou à presidente Dilma Rousseff a Indicação nº 3520, na qual sugere a inclusão do cultivo da mandioca como política pública prioritária do Governo Federal. De acordo com informações do Sebrae a mandioca é uma das principais fontes de carboidratos de uma parte significativa da população de baixa renda no Brasil. O consumo da raiz está em segundo lugar nos gastos alimentares dessa população de baixa renda, atrás apenas do feijão, que representa 13%. O resultado da proposta, diz o parlamentar, é a consolidação do Brasil como segundo maior produtor do mundo, com 12,5% da produção mundial.

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: DCI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS