NOTÍCIAS

Mercado de curto prazo é melhor opção para mineradoras

21 de junho de 2012

rnA venda de minério de ferro no curto prazo é a melhor opção das mineradoras enquanto a volatilidade de preços continuar elevada, afirmou nesta quinta-feira uma fonte de uma das principais produtoras da commodity d

rn

A venda de minério de ferro no curto prazo é a melhor opção das mineradoras enquanto a volatilidade de preços continuar elevada, afirmou nesta quinta-feira uma fonte de uma das principais produtoras da commodity do mundo.

rn

A avaliação foi feita num momento em que siderúrgicas como a Posco querem mudanças na forma de venda do produto e pedem pelo retorno de contratos anuais, sistema que foi abandonado há alguns anos.

rn

Atualmente, o minério é vendido em sua maioria com contratos de curto prazo e no mercado à vista.

rn

“Isso não é novidade. As siderúrgicas sempre tiveram preferência por precificação de longo prazo. Mas enquanto a volatilidade continuar elevada o curto prazo é a melhor solução”, afirmou a fonte, que prefere não ser identificada.

rn

O minério de ferro na China é cotado atualmente a 137,40 dólares a tonelada, no maior valor desde o início de maio, segundo o Steel Index.

rn

Em meados de abril, segundo o mesmo índice, o produto foi cotado perto de 150 dólares, contra aproximadamente 135 dólares em meados de fevereiro. Antes disso, no final do ano passado, o preço estava em torno de 120 dólares.

rn

As mineradoras passaram a fornecer produtos no mercado “spot” desde o fim do ano passado, após um período de negociações sustentadas por contratos trimestrais.

rn

Os preços eram reajustados a cada três meses, mas a forte queda do preço do produto no mercado internacional levou compradores a pressionaram por uma maneira mais ágil de negociação que refletisse mais imediatamente os valores e o desaquecimento da demanda.

rn

Antes disso, o modelo de contratos anuais deu lugar ao sistema trimestral, com mineradoras pressionando compradores a absorver com mais frequência a alta dos preços.

rn

 

Fonte: Thomson Reuters

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

IBRAM anuncia posicionamento da mineração sobre mudanças climáticas

18 de outubro de 2021

No encerramento da EXPOSIBRAM 2021, na noite da última 5ª feira (7/10), o diretor do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS