NOTÍCIAS

METSO E A MINERADORA KEVITSA EXPANDEM CONTRATO DE SERVIÇOS NA FINLÂNDIA

20 de outubro de 2015

Kevitsa adota Metso como fornecedora de peças de desgaste e reposição para o britador giratório primário, para aumentar intervalo de manutenção.

Kevitsa adota Metso como fornecedora de peças de desgaste e reposição para o britador giratório primário, para aumentar intervalo de manutenção.

A Metso fechou um contrato de serviços para manutenção e fornecimento de peças de desgaste do britador giratório primário da FQM Kevitsa. A mina de cobre e níquel é de propriedade da canadense First Quantum Minerals Ltd (FQM) e está localizada em Sodankylä, na Finlândia. O valor do contrato não foi divulgado.

O contrato para o britador giratório primário é mais um passo da bem-sucedida parceria entre as empresas. No início deste ano a Kevitsa confiou à Metso o fornecimento de peças de desgaste, instalação e otimização de sua linha de moinhos. Os resultados têm sido impressionantes e houve significativa diminuição de paradas não programadas. O objetivo agora é atingir melhorias similares no britador giratório primário, aumentando a vida útil das peças de desgaste.

“Quando tomamos a decisão de atualizar nossos revestimentos de moinhos do tradicional para o inovador Megaliner™ da Metso, ficou óbvio que o giratório primário seria o próximo passo em nossa busca pela capacidade plena da planta”, diz Timo Ikäheimonen, gerente de Planejamento da FQM Kevitsa.

“Na Kevitsa, entendemos que é importante realizar melhorias em toda a planta de forma balanceada, ao invés de otimizar um único processo. Dessa forma, iniciamos as negociações com a Metso para garantir que a vida útil e a troca de peças do britador giratório primário pudessem corresponder aos requisitos de alta disponibilidade, assim como a outros aspectos do processo”, continua Ikäheimonen. Segundo ele, a habilidade da Metso em otimizar simultaneamente as peças de desgaste e o processo de instalação da empresa teve papel crucial na decisão da FQM Kevitsa em escolhe-la para cuidar de um britador primário de outra marca.

A capacidade da Metso de oferecer uma solução customizada e de longo prazo na otimização do equipamento foi decisiva na escolha do fornecedor nessa parceria. “A Metso ofereceu a solução mais completa. Eles apresentaram resultados de testes e análises já na fase de proposta e um desenvolvimento claro para as necessidades específicas de instalação e peças do nosso britador, de forma integrada e de longo prazo” – comenta Heikki Kamula, Engenheiro de Manutenção da FQM Kevitsa.

Otimização de peças de desgaste melhora lucratividade

O britador giratório primário e os moinhos foram fabricados por outro fornecedor não-Metso. Entretanto, a cuidadosa seleção e design de suas peças de desgaste são cruciais para a operação. O aumento da vida útil das peças de desgaste se traduz em mais horas de produção e melhor lucratividade.

“A confiança da Kevitsa na Metso para fornecimento de novas peças é uma demonstração clara do nosso profundo conhecimento em processamento mineral e a grande diferença que nossos especialistas podem fazer para o negócio de nossos clientes” – diz Jouko Tolonen, Gerente de Vendas Regional da Metso.

Além da otimização das peças de desgaste do britador, a Metso irá aplicar sua expertise na melhoria de dispositivos de segurança, desenvolvendo novos acessórios para a instalação das peças de desgaste.

As primeiras peças de desgaste serão fornecidas para a mineradora na Finlândia no último trimestre de 2015 e a partir de 2016 a Metso assumirá a manutenção completa do equipamento.

Sobre a First Quantum Minerals Ltd.

A First Quantum Minerals Ltd. é uma empresa em rápido crescimento, com sete minas e cinco projetos em desenvolvimento no mundo. A empresa produz cobre, níquel, ouro, zinco e platina. Quando finalizados, os projetos na Zâmbia, Panamá e Peru irão aumentar a produção anual de cobre da FQM para mais de 1.3 milhão de toneladas.

Sobre a Metso

A Metso é líder mundial nos setores de mineração, agregados e controle de vazão. Nosso conhecimento, soluções e pessoas geram melhorias sustentáveis no desempenho e rentabilidade de nossos clientes.

A Metso é estritamente rigorosa quanto à segurança. Nossos produtos incluem desde equipamentos e sistemas para mineração e construção até válvulas de controle. Nossas soluções são estruturadas em décadas de conhecimento de processos e em nossa ampla gama de serviços, que conta com presença global em mais de 90 centros de serviços, milhares de técnicos qualificados e uma extensa rede de distribuição e logística.

As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia. Em 2014, as vendas líquidas da Metso alcançaram 3,7 bilhões de euros. A Metso emprega aproximadamente 14.000 especialistas em 50 países. Expect results.

www.metso.com.br, www.twitter.com/metsogroup

Fonte: Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS