NOTÍCIAS

Mineração gaúcha percebe avanço em relação à extração de areia no Guaíba

31 de agosto de 2015

Assunto foi tratado em encontro da Agabritas e do Sindibritas com a secretária Ana PellinirnTratativas em relação ao zoneamento e a mineração no Lago Guaíba, e o Ofício 001/2015 protocolado junto &agra

Assunto foi tratado em encontro da Agabritas e do Sindibritas com a secretária Ana Pellini

rn

Tratativas em relação ao zoneamento e a mineração no Lago Guaíba, e o Ofício 001/2015 protocolado junto à FEPAM, que aborda a preocupação referente aos processos licitatórios que demandam a aquisição de agregados sem a exigência da respectiva Licença de Operação, foram assuntos debatidos durante reunião da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) e do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul (Sindibritas) com a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

rn

O encontro, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (27/08), contou com a presença dos diretores das entidades mineradoras, Sandro Alex de Almeida, Ivam Luis Zanette e José Luis Machado e da secretária da pasta, Ana Pellini.

rn

– Acredito que avançamos em relação à extração de areia no Guaíba após este encontro com a secretária. Ela afirmou que é de interesse do Governo Estadual licenciar novas jazidas devido à necessidade existente. Esta possibilidade é cada dia mais percebida pela sociedade e o Governo entende isso. Para que isto ocorra terão que ser cumpridas as exigências relacionadas ao desenvolvimento sustentável, contemplando as partes ambiental, social e econômica, das quais nós concordamos – afirmou Sandro Alex de Almeida.

rn

Após a reunião, o diretor da Agabritas e do Sindibritas, lembrou que o tema está ganhando destaque na sociedade. Além disto, existe a ausência de novas jazidas com volume suficiente para suprir a demanda de areia da população. O tema em pauta está sendo discutido nos mais diversos fóruns da sociedade como FEPAM, Comitê do Lago Guaíba, instituições e entidades, entre outros.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Sindibritas

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS