NOTÍCIAS

Mineração receberá investimentos no Seridó

2 de julho de 2012

rnrnrnrnrnrnrnrnrnrnO presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, recebeu na semana passada a diretoria da empresa australiana Crusader Resources, que realiza investimentos no setor de minera&ccedi

rn

rn

rn

rn

rn

rn

rn

rn

rn

rn

rn

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, recebeu na semana passada a diretoria da empresa australiana Crusader Resources, que realiza investimentos no setor de mineração na região do Seridó. O diretor-presidente do grupo, David Archer, apresentou o Projeto Borborema, desenvolvido na cidade de Currais Novos, na Fazenda São Francisco, para exploração e beneficiamento de ouro. De acordo com o presidente, a mina tem capacidade para produção de quatro milhões de toneladas de minério por ano.

rn

David Archer afirmou que o objetivo da Crusader Resources é investir R$ 400 milhões no Projeto Borborema. Ele acrescentou que ainda há desafios a serem vencidos. “Estamos com um grande projeto para investimento em Currais Novos, mas para isso temos de superar barreiras e uma delas é a falta de mão de obra qualificada”, disse.

rn

O diretor geral da Crusader no Brasil, Rob Smakman, apresentou detalhes do projeto e os principais desafios. “Hoje nós possuímos licença para operação, mas ainda estamos realizando estudos e licenciamentos. Nossa ideia é que o Projeto Borborema não fique sozinho, por isso temos várias equipes mapeando a região”, disse Smakman. E complementou: “Precisamos de mão de obra qualificada e temos que pensar nisso agora”.

rn

Entre as dificuldades apresentadas pela mineradora, está a escassez de água, energia e mão de obra. Entre os pontos favoráveis, a diretoria do grupo apontou a facilidade logística propiciada pela proximidade com a BR-226 e a qualidade da jazida.

rn

O presidente da Fiern, Amaro Sales, afirmou que a Federação está à disposição para contribuir na implantação e consolidação do Projeto Borborema. “Mais de 90% das empresas do RN são micro ou pequenas. A instalação de indústrias de grande porte, como a que vocês dirigem, também é importante para o desenvolvimento do nosso Estado. O Sistema Fiern atua como elo entre os interesses da indústria e o poder público. “Vamos ajudar”, disse.

rn

Quanto à qualificação de trabalhadores, Amaro Sales destacou a experiência do Serviço Nacional da Indústria (SENAI-RN). “Nós trabalhamos em rede e temos um networking que pode auxiliar o trabalho de vocês. O Senai possui uma expertise em qualificação profissional. O que não tivermos aqui, podemos solicitar a outras federações ou à CNI (Confederação Nacional da Indústria), com as quais temos parceria”, ressaltou o presidente.

rn

Também participaram da reunião Michael Shmulian, diretor de Operação; Aidan Platel, diretor de Exploração; Ronis Bragança, diretor Administrativo e Financeiro; Valério Jardim, gerente do Projeto Borborema, e Ernesto Weiring, gerente de Engenharia; além do diretor regional do Senai-RN, Afonso Avelino D. Neto.

rn

Atualmente, o Projeto Borborema gera 70 empregos diretos e a estimativa é de que com a sua consolidação sejam dois mil novos postos de trabalho, sendo 320 diretos e 1.500 indiretos na região do Seridó.

rn

A Crusader Resources também possui outros investimentos no Brasil. No estado de Minas Gerais, está em andamento o Projeto Posse, para exploração beneficiamento de ferro.

rn

rn

 

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS