NOTÍCIAS

Mineradora vai gerar 600 novos empregos em Maracás e produzir vanádio

18 de fevereiro de 2013

rnA implantação da Vanádio de Maracás S/A, primeira mina de vanádio das Américas, gera cerca de 1.500 empregos diretos na região da cidade de Maracás (a 365 km de Salvador), centro-sul do Estado

rn

A implantação da Vanádio de Maracás S/A, primeira mina de vanádio das Américas, gera cerca de 1.500 empregos diretos na região da cidade de Maracás (a 365 km de Salvador), centro-sul do Estado, apenas no período de construção, primeira fase do projeto ainda em curso. Após o início do funcionamento, previsto para novembro deste ano, o empreendimento deve contratar 600 funcionários para ocupar cargos e funções na mineradora.

rn

No próximo dia 21, o grupo canadense Largo Resources, sócio majoritário da nova empresa de mineração, realizará o lançamento da pedra fundamental do empreendimento. O evento acontece às 10 horas, em Maracás, e contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, lideranças federais, estaduais e municipais; além de representantes da empresa e comunidade local.

rn

Com um aporte de R$ 555 milhões em investimentos por parte do grupo Largo Resources, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a Vanádio de Maracás será a mina com maior teor do metal e menor custo de produção em todo o mundo.

rn

Segundo informações divulgadas pela empresa, através da assessoria de comunicação do projeto, do total investido, R$ 5 milhões serão destinados às obras socioambientais voltadas para a comunidade local. O projeto é em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), detentora dos direitos minerais da área.

rn

Com a implantação da mineradora, a expectativa inicial de produção anual é de 5 mil toneladas de liga derivada do vanádio. Atualmente, segundo a CBPM, o Brasil consome cerca de 1,2 mil toneladas. A produção excedente deverá ser exportada para a China, Estados Unidos e países da Europa.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Ouro News

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS