NOTÍCIAS

Mineradoras compartilham experiências sobre gerenciamento de barragens

29 de janeiro de 2013

rnTrocar experiências, compartilhar boas práticas e abrir caminhos para adquirir cada vez mais conhecimento. Esses foram alguns dos objetivos da Samarco ao visitar a Kinross e a AngloGold Ashanti, principais mineradoras produto

rn

Trocar experiências, compartilhar boas práticas e abrir caminhos para adquirir cada vez mais conhecimento. Esses foram alguns dos objetivos da Samarco ao visitar a Kinross e a AngloGold Ashanti, principais mineradoras produtoras de ouro no Brasil. O encontro reuniu em janeiro representantes de diferentes gerências das empresas para discutir atividades ligadas à operação das barragens das mineradoras, localizadas nos municípios de Paracatu e Nova Lima, ambos em Minas Gerais. Também compartilharam lições aprendidas sobre o assunto, o que possibilitou que o grupo refletisse e incorporasse melhorias aos processos relacionados à gestão de barragens nas empresas.

rn

“Intercâmbios como este nos ajudam a entender melhor e discutir temas comuns às áreas visitadas e aos profissionais envolvidos, nos permitindo repensar conceitos, atitudes e ações. A Samarco é uma grande empresa, referência desde muito tempo nas questões relacionadas à comunicação e sustentabilidade e aprendemos muito com esta oportunidade”, destacou a gerente de Comunicação e Relações com Comunidade da Kinross, Fadwa Mohamadieh.

rn

Esse movimento fez parte da rotina da gerência Geral de Geotecnia da Samarco ao longo de 2012 e continuará sendo uma prática comum durante 2013. A Samarco monitora suas barragens  e melhorias são implementadas constantemente, como a automação dos piezômetros. O trabalho foi realizado pela gerência de Geotecnia de Barragens, com o apoio das áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Instrumentação, e modernizou o monitoramento das barragens, permitindo duas leituras por dia em tempo real e garantindo mais eficiência e segurança ao processo sem deixar de cuidar do meio ambiente.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Minérios e Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS