NOTÍCIAS

Mineradoras perderão competitividade com ICMS, diz Ibram

16 de maio de 2012

rnO presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, disse há pouco que o fim de isenção de ICMS sobre as exportações de produtos primários não renov&a

rn

O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, disse há pouco que o fim de isenção de ICMS sobre as exportações de produtos primários não renováveis levará mineradoras brasileiras à perda de competitividade no mercado internacional.

rn

A declaração do presidente do instituto foi dada no debater sobre o projeto de lei (PLC-11/2011) que prevê mudanças na Lei Kandir (Lei 87/1996). O projeto, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe a recomposição das perdas de Estados e municípios ocorridas com o fim da cobrança do ICMS sobre o minério de ferro exportado.

rn

“Trazer novamente [a cobrança de] o ICMS significa tirar a nossa capacidade competitiva”, afirmou Coura em audiência pública realizada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.

rn

Coura, que assumiu recentemente a presidente do Ibram, rebateu o argumento de que a mudança na lei estimulará a produção siderúrgica dentro do país, gerando ganhos para os Estados e municípios. “Não é a isenção do ICMS que vai agregar valor à cadeia produtiva do minério de ferro”.

rn

O desenvolvimento da indústria siderúrgica e metalúrgica deve ser incentivada, disse Coura, com a redução do custo de produção no país, baixando o preço da energia elétrica, do gás natural, da logística e dos tributos sobre o os investimentos.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS