NOTÍCIAS

Mining Hub: ABDI promove workshop sobre recursos e linhas de fomento para inovação

26 de fevereiro de 2019

Na tarde da última sexta-feira (22.2) o Mining Hub, o Hub da Mineração, recebeu representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para uma apresentação sobre gestão de projetos, pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O evento ocorreu na sede do espaço colaborativo dedicado ao desenvolvimento de inovações para a indústria de mineração, em Belo Horizonte (MG).

Durante a palestra foi apresentado um panorama dos recursos financeiros para inovação e  o cenário atual de como a política nacional de ciência, tecnologia e inovação tem estimulado a inovação no País. Além disso, também foi exibido um estudo de como avaliar a melhor localização para atividades de pesquisa e desenvolvimento nacional.

Iniciativa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Mining Hub, reúne mineradoras, fornecedores, empreendedores, startups, pesquisadores, entre outros. O projeto tem o objetivo de conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

As mineradoras participantes são:  Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold.

Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também participam do Hub da Mineração: Clariant, Haver & Boecker,IHM Stefanini, ISQ, Klueber, Lots Group, Outotec, Petronas.

Sobre a ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi criada pelo governo federal em 2004 com o objetivo de promover a execução da política industrial, em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e de comércio exterior (Lei 11.080).

Ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), atua como elo entre o setor público e privado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País por meio de ações que ampliem a competitividade da indústria.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS