NOTÍCIAS

Mitsui e GE fecham parceria para melhorar eficiência de minas

12 de agosto de 2015

A Mitsui, principal trader de minério de ferro e petróleo do Japão, firmou parceria com a General Eletric para estudar formas de diminuir os custos das operações de mineração em que a japonesa investe,

A Mitsui, principal trader de minério de ferro e petróleo do Japão, firmou parceria com a General Eletric para estudar formas de diminuir os custos das operações de mineração em que a japonesa investe, devido à queda dos preços das commodities. A Mitsui detém 15% de participação da ValePar, que é acionista controlador da Vale.

rn

As duas empresas assinaram um memorando de entendimento para formalizar a parceria, segundo informou, na última segunda-feira (10), um empregado da Mitsui que não quis se identificar. A empresa japonesa vai trabalhar junto com a GE para desenvolver tecnologias e soluções para as minas que investe, visando tornar os ativos mais eficientes e competitivos.

rn

Como parte do acordo, as duas empresas vão avaliar mudar o abastecimento para gás natural em vez de óleo diesel para usinas de energia, locomotivas e caminhões basculantes, para diminuir os custos com combustível. A parceria é parte de uma estratégia global do setor de mineração para encontrar novas formas de cortar custos.

rn

As empresas têm buscado caminhos para deixar as minas mais competitivas, à medida que companhias como BHP Billiton e Vale, ambas parceiras da Mitsui, apresentam planos de expansão na produção. A empresa japonesa já foi distribuidora de equipamentos da GE durante um tempo. A Mitsui possui participações em projetos de minério de ferro, carvão e cobre no Brasil, Chile e Austrália.

rn

A também japonesa Komatsu, que fornece caminhões para mineração, firmou, em abril, parceria com a GE voltada para serviços de análise de big data para projetos de mineração. As empresas testaram a tecnologia em uma mina de cobre na América do Sul. A japonesa Hitachi também se juntou à Rio Tinto para cortar custos operacionais nas minas de Pilbara, na Austrália.

rn

A GE tem impulsionado a expansão da internet industrial, ajudando clientes a usar os dados coletados a partir de equipamentos industriais. O CEO da empresa, Jeffrey Immelt, disse que almeja um mundo com máquinas inteligentes que possam diagnosticar os próprios problemas e encontrar soluções. As informações são da Bloomberg.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS