NOTÍCIAS

MME prevê produção de 1 bilhão t em 2030

31 de julho de 2010

MINÉRIO DE FERROMME prevê produção de 1 bilhão t em 2030rnSegundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a capacidade de produção de minério de ferro do País pode chegar a 1 bilh&at

MINÉRIO DE FERRO
MME prevê produção de 1 bilhão t em 2030

rn

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a capacidade de produção de minério de ferro do País pode chegar a 1 bilhão de t em 2030. Atualmente, essa capacidade estaria entre 380 milhões e 400 milhões de t/ano. Os números, divulgados pelo Diretor de Tecnologia e Transformação Mineral do MME, Fernando Freitas Lins, integram o Plano Duodecenal de Mineração, que deverá ser lançado pelo governo na segunda quinzena de agosto. A estimativa leva em conta um crescimento médio de 5,1% da economia brasileira nos próximos 20 anos, e de 3,8% da economia mundial. No mesmo período, a expectativa é que a produção de aço chegue a 103 milhões de t, para um consumo projetado de 72 milhões de t. Em 2009, as siderúrgicas brasileiras produziram 26,5 milhões de t de aço, de acordo com números do Instituto Aço Brasil. O plano começou a ser elaborado em março de 2009, e avalia o cenário para o setor mineral, que responde por 4,2% do PIB (Produto Interno Bruto). Fernando Lins, avaliou que, com o nível projetado para daqui a 20 anos, o País atingirá, no setor mineral, o padrão de uma nação europeia de médio porte. Ele criticou a tributação incidente sobre o setor. Para Lins, o crescimento poderia ser maior se a taxação não fosse complexa e alta. Em 2030, aumentará também o conhecimento geológico das áreas com potencial de exploração. Atualmente, 20% delas são conhecidas. Daqui a 20 anos, serão 40%. Lins lembrou que no Canadá, por exemplo, de 70% a 80% das áreas já foram pesquisadas.

rn

Fonte: Brasil Mineral OnLine n°462 – 29/7/2010
 

rn

rn


rn
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS