NOTÍCIAS

Mosaic anuncia memorando para projeto de fosfato na Arábia SauditaValor

20 de março de 2013

rnA empresa de fertilizantes americana Mosaic anunciou hoje que firmou um memorando de entendimento com a Ma’aden e com a Saudi Basic Industries Corporation (Sabic). Pelo acordo, as empresas pretendem fazer uma joint venture para desenvolver in

rn

A empresa de fertilizantes americana Mosaic anunciou hoje que firmou um memorando de entendimento com a Ma’aden e com a Saudi Basic Industries Corporation (Sabic). Pelo acordo, as empresas pretendem fazer uma joint venture para desenvolver instalações integradas de produção de fosfato na Arábica Saudita.

rn

Ma’aden, Mosaic e Sabic possuiriam 60%, 25% e 15%, respectivamente, na joint venture.

rn

A Mosaic é um dos principais produtores e comercializadores de fosfato e potássio para fertilizantes. A Ma’aden é uma das líderes em mineração e metais na Arábia Saudita. A Sabic está entre as maiores empresas petroquímicas do mundo e uma das líderes na produção de produtos como polietileno, metanol e adubos.

rn

O projeto “greenfield”, conhecido como “ Wa’ad Al Shammal Phosphate Project” e avaliado em cerca de US$ 7 bilhões, poderia ser construído na região norte da Arábia Saudita e incluiria a expansão de plantas de processamento em Ras Al Khair Minerals Industrial City, na costa leste da Arábia Saudita.

rn

A joint venture poderia desenvolver um complexo químico e de minas que produziria fertilizantes fosfatados, ração animal, ácido fosfórico e outras substâncias para vender aos clientes em todo o mundo. A capacidade de produção é de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas de produtos acabados por ano. As operações estão previstas para começar em 2016.

rn

No acordo, divulgado em comunicado no site da empresa, a Mosaic contribuiria com a “expertise” nas operações das novas instalações e compraria uma participação de 25% no negócio. A companhia americana também comercializaria cerca de 25% da produção resultante da joint venture.  Sujeita a condições de financiamento finais, o investimento da Mosaic seria de até US$ 1 bilhão, financiado ao longo de um período de quatro anos, iniciado em 2013.

rn

As partes esperam entrar em um acordo definitivo ainda durante o primeiro semestre de 2013.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Valor

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS