rnA empresa de fertilizantes americana Mosaic anunciou hoje que firmou um memorando de entendimento com a Ma’aden e com a Saudi Basic Industries Corporation (Sabic). Pelo acordo, as empresas pretendem fazer uma joint venture para desenvolver in
rn
A empresa de fertilizantes americana Mosaic anunciou hoje que firmou um memorando de entendimento com a Ma’aden e com a Saudi Basic Industries Corporation (Sabic). Pelo acordo, as empresas pretendem fazer uma joint venture para desenvolver instalações integradas de produção de fosfato na Arábica Saudita.
rn
Ma’aden, Mosaic e Sabic possuiriam 60%, 25% e 15%, respectivamente, na joint venture.
rn
A Mosaic é um dos principais produtores e comercializadores de fosfato e potássio para fertilizantes. A Ma’aden é uma das líderes em mineração e metais na Arábia Saudita. A Sabic está entre as maiores empresas petroquímicas do mundo e uma das líderes na produção de produtos como polietileno, metanol e adubos.
rn
O projeto “greenfield”, conhecido como “ Wa’ad Al Shammal Phosphate Project” e avaliado em cerca de US$ 7 bilhões, poderia ser construído na região norte da Arábia Saudita e incluiria a expansão de plantas de processamento em Ras Al Khair Minerals Industrial City, na costa leste da Arábia Saudita.
rn
A joint venture poderia desenvolver um complexo químico e de minas que produziria fertilizantes fosfatados, ração animal, ácido fosfórico e outras substâncias para vender aos clientes em todo o mundo. A capacidade de produção é de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas de produtos acabados por ano. As operações estão previstas para começar em 2016.
rn
No acordo, divulgado em comunicado no site da empresa, a Mosaic contribuiria com a “expertise” nas operações das novas instalações e compraria uma participação de 25% no negócio. A companhia americana também comercializaria cerca de 25% da produção resultante da joint venture. Sujeita a condições de financiamento finais, o investimento da Mosaic seria de até US$ 1 bilhão, financiado ao longo de um período de quatro anos, iniciado em 2013.
rn
As partes esperam entrar em um acordo definitivo ainda durante o primeiro semestre de 2013.
rn
rn
rn
Fonte: Valor
A ArcelorMittal Tubarão religou na última segunda-feira (25), o seu terceiro Alto-Forno, cujas operações estavam paralisadas desde abril deste ano…
LEIA MAISO 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…
LEIA MAIS