NOTÍCIAS

Mudanças na MMX refletem setor minerário

23 de janeiro de 2013

rnO novo CEOA contratação de Carlos Gonzales, ex-Anglo American, para presidir a MMX reflete importante mudança nas mineradoras. Antes, o dono da MMX, Eike Batista, como outros no setor, buscava executivos de forma&cced

rn

O novo CEO
A contratação de Carlos Gonzales, ex-Anglo American, para presidir a MMX reflete importante mudança nas mineradoras. Antes, o dono da MMX, Eike Batista, como outros no setor, buscava executivos de formação financeira, em geral economistas e administradores. Agora, querem técnicos que entendem do negócio, como Gonzales, engenheiro e geólogo com larga experiência. O novo CEO preferido não é mais o que sabe lidar com dinheiro e, sim, o que sabe operar minas.

Fim de uma era
Os financistas dominaram a mineração na década passada, a era de Roger Agnelli, executivo que saiu dos quadros do Bradesco para dirigir a maior mineradora do país, Vale, simbolizando a supremacia vigente dos departamentos financeiros na estrutura de poder e decisão das empresas. E essa mudança de perfil do CEO não está restrita ao setor mineral: é um fenômeno que se espraia por todo o mundo dos negócios.

Dever de empresa
Varejistas, industriais etc.: todos os empresários no Brasil estão obrigados a fazer um dever, que é o de desinflar a bola de seus financeiros e reforçar a área operacional de suas empresas. Ao trazer a taxa real de juros para menos de 2%, Dilma abortou esquemas que bombavam balanços corporativos com altos lucros financeiros. Agora, sem ganhos de aplicações, restou um caminho para o lucro: a operação eficiente do negócio. E como se vê no perfil de CEOs, elas já se adaptam aos novos tempos.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Coluna Raquel Faria/O Tempo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM apresenta aplicativo PROX para governo de São Paulo

1 de abril de 2025

O diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Nery, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline…

LEIA MAIS

Reforma tributária na visão da mineração é tema de debate entre presidente do IBRAM e representantes da FPMin

26 de abril de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de reunião organizada nesta 4ª feira (26) pela Frente Parlamentar…

LEIA MAIS

Na Fundação FHC, Raul Jungmann aponta oportunidades de investimentos para o Brasil por meio da mineração sustentável

5 de junho de 2025

Além de ser relevante para a economia de municípios, estados e da União, a mineração sustentável apresenta-se como oportunidade para…

LEIA MAIS