NOTÍCIAS

Nos três últimos anos, ouro liderou ranking de investimentos

29 de janeiro de 2013

rnBC adquiriu toneladas do metal no ano passado e dobrou as reservasrnDesde 2008, quando o mundo enfrentou os primeiros sinais da crise econômica que abala os principais países estrangeiros, o ouro se destaca no mercado internacional no

rn

BC adquiriu toneladas do metal no ano passado e dobrou as reservas

rn

Desde 2008, quando o mundo enfrentou os primeiros sinais da crise econômica que abala os principais países estrangeiros, o ouro se destaca no mercado internacional no ranking de investimentos, e em 2012 não foi diferente. Apesar de sofrer algumas quedas no decorrer dos meses, no ano passado a alta foi de 15,26%, uma valorização bem maior do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), que ficou nos 7,40% no período.

rn

“Qualquer crise faz aumentar o valor. Sempre quando se tem insegurança econômica todo mundo quer comprar ouro”, explica Roselito Soares, diretor da OM Grupo. O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) divulgou há pouco tempo que prevê um crescimento de 28,5% para o metal dentro dos próximos quatro anos, ou ainda, 90 toneladas até 2016.

rn

Os bancos centrais e investidores têm optado por trocar parte de suas reservas de moedas estrangeiras e títulos públicos por ouro, como seguro. O Banco Central do Brasil (BC) adquiriu, entre os meses de setembro e novembro do ano passado, 33,6 toneladas, o que fez com que as reservas dobrassem em relação ao estoque que se tinha anteriormente. Apesar de quedas, o metal é ainda o mais confiável, pois não sofre tanto com as oscilações do mercado internacional.

rn

Em outras palavras, o ouro chega a se popularizar, tamanha é a movimentação na sua busca. Hoje, os investidores nem precisam dispor de um alto valor para aplicação. A compra de ouro pode ser feita de duas formas, sendo pela Bolsa de Valores ou no chamado “mercado de balcão”, casas autorizadas que compram e vendem o metal. A OM Grupo tem disponível até mesmo no site diversas formas de se investir, sendo em barras de quantidades diferentes, pequenas ou grandes, ou cartões de ouro. É um investimento que não sofre com as oscilações do mercado econômico e de grande rentabilidade. “Por ser um investimento sólido, o comprador leva o ouro consigo de forma mais segura, além de ser um produto de alta liquidez. Todos querem ter.”, afirma Soares.

rn

O pedido também pode ser feito pela internet, desde 1g até 250g, sem pagar Imposto de Renda e apenas 1% de IOF. Basta preencher um cadastro, escolher o produto, efetuar o pagamento e a encomenda chega pelo correio sem nenhuma identificação do conteúdo da caixa.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Jornal Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional

20 de fevereiro de 2025

Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…

LEIA MAIS

ESG, geopolítica e mudanças climáticas lideram top 10 de oportunidades e riscos para o setor de mineração e metais no Brasil

12 de junho de 2023

Estudo produzido pela EY, em conjunto com o IBRAM, traz os principais desafios que o setor deve superar para manter…

LEIA MAIS

5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS