NOTÍCIAS

Osmar Júnior defende que Código de Mineração incentive pesquisa

19 de março de 2013

rnO deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI), membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara, revelou que o Código de Mineração, que deve mudar o sistema de concessões e atualizar os valores dos royalties da e

rn

O deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI), membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara, revelou que o Código de Mineração, que deve mudar o sistema de concessões e atualizar os valores dos royalties da exploração de minérios, deve fazer parte da pauta de discussão do colegiado este ano.

rn

O Código está sendo elaborado desde 2010 pelo governo e deve ser enviado para o Congresso Nacional ainda este mês. Entre os temas em discussão estão o aumento da alíquota dos royalties de exploração dos minérios – estipulando uma taxa de até 4% –, a realização de leilões para outorga de áreas de mineração e a criação de uma nova agência para regular o setor.

rn

O deputado defende que o novo Código de Mineração incentive a pesquisa, dê condições de extração de minério com respeito ao meio ambiente e que a produção mineral ajude a desenvolver o país.

rn

“As novas regras devem tirar o setor da estagnação. É fundamental que a mineração possa produzir resultados” , afirmou, acrescentando que o assunto merece uma discussão aprofundada. Ele aprova a proposta do presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), de realizar um seminário para analisar a proposta do governo, ouvindo autoridades e especialistas do setor.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Portal Vermelho

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS