NOTÍCIAS

Palestras em Vitória abrem ciclo sobre sucessão familiar no setor de rochas

25 de março de 2019

Sindirochas e Centrorochas receberam empresários, gestores das empresas de rochas ornamentais e convidados, no primeiro evento do ciclo de palestras sobre sucessão familiar nas indústrias do ramo. Cachoeiro será a próxima cidade a receber o evento, na próxima quarta, 27. As inscrições são gratuitas. No dia 05/04, o evento acontecerá em Barra de São Francisco.

Os consultores Adriano Salvi e Danielle Quintanilha conduziram os temas. Na abertura, Adriano abordou a longevidade nas empresas familiares. Segundo ele, essas empresas costumam ter uma performance melhor do que as não familiares, exatamente pelo elemento família. “Em contrapartida, elas têm um problema a longo prazo que é o passar de uma geração pra outra, causado exatamente pela questão família”, apontou. Durante a palestra ele listou uma série de cuidados e ações que as empresas precisam ter para garantir a longevidade.

Em sua apresentação, Danielle Quintanilha destacou os principais pontos necessário no processo sucessório, entre eles, mostrou que a sucessão não é um fato isolado, mas um processo. “Para acontecer um processo de sucessão bem efetivo tem que haver um trabalho entre sucessor e o sucedido para que seja construída essa passagem”, destacou.

No setor de rochas

Com cerca de 60 anos de existência, contada desde a extração do primeiro bloco de mármore no Espírito Santo em 1958, o setor de rochas ornamentais capixaba é formado essencialmente por empresas familiares. Estima-se que mais de 70% das empresas do segmento tenham esta formação, a maioria delas comandadas hoje pela segunda geração da família.

Genuinamente capixaba, a Graniti foi formada há 30 anos pelo empresário Helder Nico, 58, que, ao longo do tempo iniciou sociedade com seu cunhado Edgar Thom, 55. Hoje, o filho de Helder, Willian Nico, 30, se prepara para assumir a parte do pai nos negócios. Os três participaram da palestra em Vitória e adoraram a experiencia. “O que ouvimos aqui foi o ponto inicial para o processo de sucessão. Não podemos deixar nossa empresa parar na nossa geração”, afirmou Helder.

Para o CEO de Vendas da Monte Negro, Renzzo Rizzo, “a palestra foi muito importante e proveitosa para saber como a empresa deve se profissionalizar para encontrar uma forma sadia de fazer o processo sucessório”, destacou.

Próximas palestras

O fórum “A longevidade nas empresas familiares e sucessão familiar” para empresários do setor de rochas ornamentais acontecerá em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 27/03, e em Barra de São Francisco, dia 05/04.

Inscrições gratuitas:

Cachoeiro – Saiba mais  https://goo.gl/e4m3LL

Barra de São Francisco – Saiba mais  https://goo.gl/NEDDEa

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS