NOTÍCIAS

Para o País ter energia firme

20 de março de 2013

rnrnA sinalização do governo federal de que vai realizar, este ano, um leilão para a compra de energia de usinas térmicas a carvão traz um novo ânimo ao setor carbonífero catarinense. Afinal, há

rn

rn

A sinalização do governo federal de que vai realizar, este ano, um leilão para a compra de energia de usinas térmicas a carvão traz um novo ânimo ao setor carbonífero catarinense. Afinal, há cerca de 15 anos um grupo de investidores trabalha para tirar do papel o projeto de mais uma térmica, a Usitesc, orçada em R$ 1,6 bilhão e que vai gerar 440 MW. 

rn

Depois do risco de um novo racionamento registrado no país este ano e do elevadíssimo custo da geração de térmicas a gás natural e a diesel, o Ministério das Minas e Energia está considerando incluir na matriz energética, de forma permanente, mais energia firme, ou seja, aquela que não depende de condições climáticas para gerar. E a opção do carvão é viável, além do preço ser mais acessível do que outras térmicas. Basta ver que é uma das alternativas mais utilizadas no mundo, inclusive nos países que investem alto em energia verde, como a Alemanha. 

rn

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan, a Alemanha vai acrescentar, este ano, mais 5,3 mil MW de energia vinda do carvão. Depois do acidente nuclear de Fukushima, devido a um terremoto, o minério voltou a ganhar atenção. Conforme o executivo, além do anúncio do leilão, são necessários mais incentivos tributários para os investimentos. ele lembra que o spread cobrado pelo BNDES para projetos com carvão é superior ao de outras fontes energéticas. Apesar de não ser uma opção de energia limpa, a geração com o minério dará mais segurança ao Brasil e dará novo impulso à economia do Sul do Estado. Os investidores prometem tecnologia de ponta e os órgãos ambientais devem zelar pelo cumprimento das normas vigentes.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM apresenta aplicativo PROX para governo de São Paulo

1 de abril de 2025

O diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Nery, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline…

LEIA MAIS

CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS