NOTÍCIAS

Para o País ter energia firme

20 de março de 2013

rnrnA sinalização do governo federal de que vai realizar, este ano, um leilão para a compra de energia de usinas térmicas a carvão traz um novo ânimo ao setor carbonífero catarinense. Afinal, há

rn

rn

A sinalização do governo federal de que vai realizar, este ano, um leilão para a compra de energia de usinas térmicas a carvão traz um novo ânimo ao setor carbonífero catarinense. Afinal, há cerca de 15 anos um grupo de investidores trabalha para tirar do papel o projeto de mais uma térmica, a Usitesc, orçada em R$ 1,6 bilhão e que vai gerar 440 MW. 

rn

Depois do risco de um novo racionamento registrado no país este ano e do elevadíssimo custo da geração de térmicas a gás natural e a diesel, o Ministério das Minas e Energia está considerando incluir na matriz energética, de forma permanente, mais energia firme, ou seja, aquela que não depende de condições climáticas para gerar. E a opção do carvão é viável, além do preço ser mais acessível do que outras térmicas. Basta ver que é uma das alternativas mais utilizadas no mundo, inclusive nos países que investem alto em energia verde, como a Alemanha. 

rn

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan, a Alemanha vai acrescentar, este ano, mais 5,3 mil MW de energia vinda do carvão. Depois do acidente nuclear de Fukushima, devido a um terremoto, o minério voltou a ganhar atenção. Conforme o executivo, além do anúncio do leilão, são necessários mais incentivos tributários para os investimentos. ele lembra que o spread cobrado pelo BNDES para projetos com carvão é superior ao de outras fontes energéticas. Apesar de não ser uma opção de energia limpa, a geração com o minério dará mais segurança ao Brasil e dará novo impulso à economia do Sul do Estado. Os investidores prometem tecnologia de ponta e os órgãos ambientais devem zelar pelo cumprimento das normas vigentes.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS