NOTÍCIAS

Preço do minério cai, mas arrecadação com royalties aumenta em 2012

23 de julho de 2012

 rnA arrecadação do governo com os royalties da mineração cresceu 5% no primeiro semestre, mesmo com a queda no preço do minério de ferro e a consequente retração na receita das p

 

rn

A arrecadação do governo com os royalties da mineração cresceu 5% no primeiro semestre, mesmo com a queda no preço do minério de ferro e a consequente retração na receita das produtoras.

rn

De janeiro a junho, foram pagos R$ 709,9 milhões em Cfem (Contribuição Financeira pela Exploração Mineral), mostram dados do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).

rn

Segundo o órgão, outros minérios mais que compensaram a retração de 1,3% na arrecadação com o ferro –queda pequena se comparada ao declínio de 19% nas exportações do produto.

rn

A participação do carro-chefe da mineração no total arrecadado caiu de 70% no primeiro semestre de 2011 para 66% neste ano.

rn

Em contrapartida, os demais minerais tiveram aumento de 19,5% na receita. Entre eles estão minérios como cobre e alumínio e insumos para a construção civil, como areia e argila.

rn

A maioria deles, no entanto, também tem trajetória de queda de preço, o que sugere que o maior rigor na fiscalização tenha contribuído para o aumento da arrecadação.

rn

Nesta semana, a Câmara aprovou uma medida provisória que altera o cálculo da Cfem, o que pode elevar a receita com o tributo. O texto precisa passar pelo Senado.

rn

rn

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS