NOTÍCIAS

Preço do minério cai, mas arrecadação com royalties aumenta em 2012

23 de julho de 2012

 rnA arrecadação do governo com os royalties da mineração cresceu 5% no primeiro semestre, mesmo com a queda no preço do minério de ferro e a consequente retração na receita das p

 

rn

A arrecadação do governo com os royalties da mineração cresceu 5% no primeiro semestre, mesmo com a queda no preço do minério de ferro e a consequente retração na receita das produtoras.

rn

De janeiro a junho, foram pagos R$ 709,9 milhões em Cfem (Contribuição Financeira pela Exploração Mineral), mostram dados do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).

rn

Segundo o órgão, outros minérios mais que compensaram a retração de 1,3% na arrecadação com o ferro –queda pequena se comparada ao declínio de 19% nas exportações do produto.

rn

A participação do carro-chefe da mineração no total arrecadado caiu de 70% no primeiro semestre de 2011 para 66% neste ano.

rn

Em contrapartida, os demais minerais tiveram aumento de 19,5% na receita. Entre eles estão minérios como cobre e alumínio e insumos para a construção civil, como areia e argila.

rn

A maioria deles, no entanto, também tem trajetória de queda de preço, o que sugere que o maior rigor na fiscalização tenha contribuído para o aumento da arrecadação.

rn

Nesta semana, a Câmara aprovou uma medida provisória que altera o cálculo da Cfem, o que pode elevar a receita com o tributo. O texto precisa passar pelo Senado.

rn

rn

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS