NOTÍCIAS

Preço do minério pode subir com reabastecimento chinês

29 de janeiro de 2013

rnMais reabastecimento das siderúrgicas chinesas e limitados carregamentos podem elevar os preços do minério de ferro nesta semana, embora os ganhos possam ser limitados com compradores pouco interessados em levar carre

rn

Mais reabastecimento das siderúrgicas chinesas e limitados carregamentos podem elevar os preços do minério de ferro nesta semana, embora os ganhos possam ser limitados com compradores pouco interessados em levar carregamentos caros e vendedores dispostos a esperar até depois do feriado em fevereiro.

rn

Algumas siderúrgicas da China, maior compradora de minério de ferro, ainda estão reabastecendo seus estoques antes do Ano Novo Lunar que dura uma semana, mas não estavam desesperadas a ponto de comprarem a qualquer preço, disseram traders.

rn

“Algumas usinas estão dispostas a comprar cargas adicionais caso o preço oferecido seja mais baixo que o do mercado. Caso contrário, elas podem esperar”, disse um gerente de compras de uma empresa de comércio de minério de ferro em Xangai.

rn

Aqueles que querem comprar estão considerando valores entre 143 e 144 dólares por tonelada de minério com 62 por cento de teor de ferro, ele disse.

rn

Isso é cerca de 5 a 6 dólares mais barato que o preço de mercado de 148,40 dólares por tonelada observado nesta segunda-feira, com base nos dados do Steel Index.

rn

O preço do minério de ferro fechou com alta de 2,4 por cento na semana passada, seu sétimo ganho semanal em oito.

rn

“Vendedores com carregamentos também não querem vender e podem esperar até o final do Ano Novo Chinês”, disse o gerente, cuja empresa deve manter estoques de menos de 100 mil toneladas presos em portos devido às baixas ofertas da siderúrgicas.

rn

Os limitados carregamentos que estão sendo oferecidos no mercado à vista podem ajudar a sustentar os preços, com chuvas reduzindo os embarques do Brasil e Austrália, importantes fornecedores, disseram traders.

rn

Portos australianos foram fechados brevemente neste mês devido a tempestades.

rn

Ofertas de minério de ferro australiano e brasileiro na China subiram em até dois dólares por tonelada nesta segunda-feira, de acordo com a consultoria chinesa Umetal.

rn

“Mas parece difícil desta vez que ele consiga chegar perto de 160 dólares novamente”, disse um operador baseado em Cingapura, acrescentando que os preços devem provavelmente ser negociados em faixas mais estreitas logo antes do feriado chinês.

rn

Nesta segunda-feira, os preços do minério com 62 por cento de teor de ferro registravam uma queda de 0,20 dólar.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Estadão

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

IBRAM e Embaixada dos Estados Unidos debatem estratégias fortalecimento do setor mineral

30 de abril de 2025

Estratégias de cooperação entre Estados Unidos e Brasil para ampliar o conhecimento geológico no território brasileiro, fortalecer instituições públicas como…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS